Na quarta-feira, 18 de outubro, a região de Jambalaya foi alvo de um ataque por parte das forças militares de Israel.
Uma família ficou quase completamente soterrada sob os destroços de um abrigo em um campo de refugiados em Jambalaya, na Faixa de Gaza, devido a um bombardeio realizado pelo exército israelense. O pai, a mãe e dois filhos conseguiram sobreviver.
Imagens mostram uma das crianças com a parte inferior do corpo presa nos escombros, esforçando-se para remover as pedras com as próprias mãos. Várias pessoas ajudaram a libertar o menino. Seu irmão mais velho também foi resgatado e comemorou o fato de ter sobrevivido à tragédia.
Durante o resgate, gritos e choro eram audíveis, e o pai dos dois meninos foi retirado com vida, embora inconsciente, e foi encaminhado ao hospital.
No dia seguinte, Israel anunciou ter atacado centenas de alvos que consideravam como parte da infraestrutura do Hamas, e o grupo terrorista informou que o chefe das forças de segurança em Gaza havia sido morto em um ataque aéreo.
Além disso, Israel relatou que outro ataque em Gaza resultou na morte do líder da ala militar dos Comitês de Resistência Popular, que é a terceira maior facção armada na Faixa de Gaza, após o Hamas e a Jihad Islâmica.