São Vicente, na Baixada Santista está prestes a inaugurar, ainda neste mês de aniversário, dois presentes à população: as novas bases da Guarda Civil Municipal (GCM), que será na Avenida Capitão-Mor Aguiar, e da Polícia Militar (PM), na Rua João Ramalho. A proposta visa fortalecer o trabalho das forças de segurança do eixo centro-praia, atuando integradamente ao Centro de Controle Operacional (CCO).
Embora seja de responsabilidade do Estado, a segurança pública tem passado por uma verdadeira reformulação promovida pela atual gestão. Com o Programa São Vicente Mais Segura, o Município inaugurou o CCO (primeiro sistema de monitoramento da história da Cidade), que, por meio de totens e câmeras de segurança, fiscaliza pontos estratégicos; equipou a Guarda com arma de fogo; entregou dez novas viaturas à corporação; adquiriu radiocomunicadores com sistema de geolocalização via GPS; promoveu a aquisição de coletes balísticos para o efetivo e fortaleceu os patrulhamentos preventivos com a Operação Bairro Seguro.
Todas essas melhorias contribuíram para o aumento significativo de 160% nas atuações da GCM em 2023 em relação ao ano anterior. No ano passado, a Guarda atendeu 2.063 ocorrências. Em 2022, foram 794. Esse crescimento pode ser atrelado, sobretudo, ao funcionamento do CCO, inaugurado em setembro de 2022.
Em dezembro de 2023, o prefeito Kayo Amado anunciou recursos para a construção de uma base operacional da PM e da GCM na Praia do Itararé.
A GCM terá, também, uma sede futura na Praça Bernardino de Campos, nas imediações da Nova Rodoviária, que já está sendo construída.
Fonte: Diário do Litoral