Início Notícias Papa-pinto ou cobra d’água é vista em praia do litoral de SP

Papa-pinto ou cobra d’água é vista em praia do litoral de SP

Foto: Arquivo Pessoal

Uma cobra assustou banhistas na Praia da Aparecida, em Santos, na Baixada santista. Especialistas afirmaram que o réptil pode ser da espécie papa-pinto (Philodryas patagoniensis) ou cobra d’água (Erythrolamprus miliaris). Segundo informações o animal fugiu, o que impossibilitou a captura.

Uma banhista que fez o registro, e preferiu não se identificar, contou que estava caminhando pelo local quando percebeu várias pessoas olhando um ponto específico da faixa de areia. “De longe comecei a olhar e vi que era uma cobra”.

A mulher informou ter parado a atividade física e se aproximou para fazer imagens. Ela contou que o animal estava muito agitado. “Morro de medo de cobra e preferi não me arriscar em tirar fotos [mais próximas]. Minha saúde vale mais”.

Ainda de acordo com a banhista, um idoso se aproximou da cobra e ela ameaçou dar um bote. “Preferi ir embora. Entendi que mais gente ali acabaria atrapalhando, e eles [outros banhistas] já teriam acionado o órgão ambiental [para a captura]”.

Para os especialistas, a papa-pinto é uma cobra comum, mas não é vista com frequência. Trata-se de uma espécie que tem hábito alimentar diverso, inclusive alimentando-se de outras serpentes. Já a cobra d’água não é uma serpente marinha , mas está associada a locais como rios, lagos e até manguezais.

Em nota, a Prefeitura de Santos informou que a Guarda Civil Municipal (GCM) foi acionada para a captura de uma suposta cobra na praia da Aparecida, mas que o próprio denunciante não deu informações suficientes para o atendimento. Ele teria perdido o animal de vista durante o chamado.

Fonte: G1 Santos