Início Baixada Santista Baixada Santista tem o janeiro mais chuvoso desde 2010 e morros estão...

Baixada Santista tem o janeiro mais chuvoso desde 2010 e morros estão em estado de atenção

Foto: Reprodução

A Baixada Santista, registrou 293,8 milímetros (mm) de chuva nos últimos três dias. Esse volume representa quase 90% da média história para todo o mês. No acumulado, até o momento, são 511,6 mm, o que faz o mês de janeiro de 2024 ser o mais chuvoso desde 2010.

De acordo com dados da Defesa Civil, o impacto dessas chuvas se reflete nos morros das cidades, que estão em estado de atenção.

A situação se agravou com o deslizamento de terras nas encostas dos Morros, o que deixa os profissionais da Defesa Civil ainda mais em alerta.

Em Santos, um ponto crítico foi identificado no Morro Santa Maria, na comunidade Vila Israel, onde técnicos da Defesa Civil recomendaram a desocupação de casas. Famílias foram orientadas a procurar o Centro de Convivência Santa Maria para atendimento da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), mas até o momento, a adesão foi limitada.

No morro do Marapé, um muro desabou atingindo cinco moradias, três famílias encontraram abrigo na Sociedade de Melhoramentos do Marapé, onde receberam atendimento da Seds.

As autoridades locais permanecem vigilantes diante da situação climática, monitorando áreas de risco e prontas para intervir conforme necessário.

A orientação da Defesa Civil, em casos de emergência, é acionar a Defesa Civil por meio do 199, a Polícia Militar pelo 190 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

De acordo com a Defesa Civil, a previsão é de que sexta-feira (26) continue chuvosa, mas há a expectativa de que o volume de água seja menor.

O órgão aponta que a probabilidade de chuvas moderadas a fortes permanece em torno de 80%. A população é orientada a manter cautela diante das condições climáticas adversas e a seguir as orientações das autoridades locais.

Para o fim de semana, o cenário ainda prevê chuvas, mas com menor persistência e intensidade no sábado (27) e domingo (28).

Fonte: G1 Santos