Cinco açougues de Guarujá, na Baixada Santista, foram multados por venderem carnes com prazo de validade vencido, dentre outras irregularidades. Mais de 472 kg de alimentos precisaram ser descartados por não respeitarem os protocolos sanitários.
Os comércios nos bairros Enseada, foram flagrados durante a ‘Operação Carne Segura’, realizada pela Vigilância Sanitária de Guarujá. Ao todo, o valor das multas aplicadas nos estabelecimentos soma R$ 7,8 mil.
Segundo a Prefeitura de Guarujá, as carnes inutilizadas foram retiradas dos locais por uma empresa de limpeza urbana acionada pela equipe da Vigilância Sanitária, que tem como função orientar os comércios.
O objetivo da Operação ‘Carne Segura’ é verificar a qualidade da carne vendida, fiscalizando durante o ano mais de 70 estabelecimentos da cidade. Ao todo, Guarujá conta com 32 açougues e outros 42 comércios que vendem carnes como atividade secundária.
A iniciativa foi reforçada no início de maio e não tem prazo para ter fim. Até o momento, 73 notificações para adequações foram efetuadas em locais vistoriados. Aqueles que foram multados receberam o prazo de dez dias para recorrerem.
Fonte: G1 Santos