Depois de muitos anos fora do circuito cultural japonês a primeira cidade do Brasil começa a ganhar destaque nas agendas culturais nipônicas. Em menos de quatro anos São Vicente ganhou visibilidade por realizar grandes eventos como a recepção da comitiva da cidade irmã de Naha que aconteceu em julho de 2023. No mesmo ano em novembro foi realizado o São Vicente Matsuri que reuniu 4 mil pessoas no Japuí. .
Neste fim de semana a cidade de São Vicente se prepara para a realização do primeiro Festival da imigração japonesa que vai acontecer sáb (8) na rua Japão na praça Kotoku Iha a partir das 10H.
A data simboliza o marco inicial da chegada do navio Kasato Maru, em Santos, no dia 18 de junho de 1908. Do porto de Kobe a embarcação trouxe, numa viagem de 52 dias, os 781 primeiros imigrantes vinculados ao acordo imigratório estabelecido entre Brasil e Japão.
O vereador Jhony Sasaki fez o caminho inverso do seus ancestrais e foi morar no Japão onde viveu por 27 anos, ao regressar a sua terra natal São Vicente, percebeu que muitos descendentes de japoneses haviam perdido os vinculos com as raizes orientais e que a cidade havia perdido as festividades. Com a intenção de resgatar e estreitar esses laços o vereador solicitou recursos com a dep federal Rosana Valle para a revitalização da rua Japão um símbolo de São Vicente, a obra está sendo divida em três fases. A união de esforços com a equipe do prefeito Kayo Amado está sendo essencial para o avanço do projeto. A prefeitura de São Vicente está empenhada junto a equipe do vereador Jhony Sasaki em promover acesso a cultura e entretenimento para todos. O Cônsul do Japão senhor Daisuke Hattori confirmou presença no evento.
No domingo dia 9 de junho será realizado a primeira edição do São Vicente cidade Geek que vai acontecer no bairro Jardim Independência no clube Petrópolis com entrada franca. O evento contará com concurso de Cosplay, atividades interativas, comidas típicas e a convidada especial a dubladora Tania Gaidarji.