Um morador de Santos, na Baixada Santista, enviou por engano 10 mil dólares em espécie dentro de uma mala entre as doações para as vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul. O homem de 77 anos contou que é delegado federal aposentado e havia guardado o dinheiro há anos para viajar ao exterior, mas acabou esquecendo.
O homem descobriu sobre a quantia após ser acionado pela equipe do deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB-RS), que encontrou o dinheiro junto com documentos pessoais do ex-delegado, enquanto fazia a triagem das doações de Santos e São Paulo.
“Comecei a pensar e me lembrei que antes de me aposentar eu realmente juntava esses dólares para aproveitar em passeio ao exterior, e não conseguir fazer”, afirmou o delegado, que não sabia sequer qual era o valor do montante.
Ao ouvir que a mala tinha US$ 10 mil em espécie – que corresponde atualmente a aproximadamente R$ 54 mil -, o aposentado se surpreendeu ainda mais com a honestidade de quem encontrou o dinheiro.
“Não é qualquer pessoa que age dessa forma, atitude exemplar e elogiável”, disse.
De acordo com ele, na mesma mala em que estava o dinheiro, havia itens que seriam doados. “Coloquei roupas e em um compartimento ao lado, estavam os dólares e os documentos, mas eu não tinha visto. Não abri esse compartimento para olhar”, afirmou.
O delegado levou a mala junto com outras sacolas para doações há aproximadamente um mês. “Pesquisei na internet onde estavam recebendo doações e fui até uma empresa em Santos mesmo”, relembrou.
O delegado, que se aposentou há aproximadamente 20 anos, ainda não recebeu o dinheiro de volta, mas contou que os trâmites já estão em andamento para isso. Apesar de ter guardado o valor para viajar na aposentadoria, ele contou que não tem mais disposição para ir ao exterior.
Por isso, deu outro destino para a quantia: “Vou doar uma parte para o próprio Rio Grande do Sul por meio do deputado. E a outra vou seguir vivendo minha vidinha em Santos”, finalizou.
Fonte: G1 Santos