O percevejo-de-pintas-amarelas (Erthesina fullo), uma espécie originária da China, tem despertado a atenção de especialistas devido à sua recente presença em cidades do litoral paulista, como Santos, São Vicente e Guarujá. Considerado uma praga na Ásia, o inseto já foi registrado 22 vezes na Baixada Santista, com maior incidência em Santos.
Embora, até o momento, não tenha causado danos significativos no Brasil, o percevejo é visto com preocupação por pesquisadores. Caso a espécie continue se expandindo, pode se tornar invasora, comprometendo o equilíbrio ambiental e trazendo prejuízos econômicos tanto no Brasil quanto em outros países da América do Sul. “Há risco, caso não haja um monitoramento adequado”, alertou Ricardo Brugnera, pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O último registro no sistema iNaturalist foi feito em outubro de 2024, no Parque São Vicente.
O iNaturalist é uma plataforma online e um aplicativo de ciência cidadã, onde as pessoas podem registrar e compartilhar fotos e observações de plantas, animais, insetos e outros organismos. Esse tipo de ação contribui para a criação de uma base de dados sobre a biodiversidade global. A hipótese mais provável para a chegada do percevejo ao Brasil é que ele tenha sido trazido por navios, possivelmente em contêineres, um meio de dispersão já observado em outras espécies invasoras.
O primeiro registro da espécie na Baixada Santista ocorreu em 2020, próximo ao Porto de Santos. O biólogo Yan Lima e Silva avistou o inseto em uma árvore e inicialmente acreditou que se tratava de uma espécie nativa. No entanto, após ser alertado por cientistas sobre a presença do percevejo, ele iniciou uma investigação para confirmar a ocorrência da espécie.
Riscos para os humanos?
Embora o percevejo ainda não represente riscos à saúde humana, especialistas recomendam monitoramento contínuo. Para ajudar nesse processo, sugerem que qualquer pessoa que aviste o inseto tire fotos e publique as observações no iNaturalist, contribuindo para o aumento da base de dados sobre a espécie.