PROGRAMA ESCOLA ABERTA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS
O vereador Jhony Sasaki, Parlamentar na Câmara Municipal de São Vicente, apresentou projeto de lei visando instituir o “Programa Escola Aberta” no município. É muito importante que as escolas municipais abram as portas aos finais de semana, dispondo de alimentação (cafe e almoço) oferecer atividades culturais, esportivas e de lazer e outros fins”. afirma o parlamentar.
O Programa Escola Aberta tem como objetivo transformar as escolas públicas de educação básica em centros de aprendizado e convivência comunitária durante os finais de semana, especialmente em territórios de vulnerabilidade social. Ao abrir as portas da escola fora do horário regular de aula, o programa incentiva a colaboração entre a comunidade escolar e a comunidade local, promovendo atividades educativas, culturais, artísticas e esportivas.

Foto reprodução / Redes sociais
QUAIS AS PROPOSTAS DO PROJETO?
A proposta do programa visa fortalecer a convivência entre os moradores da região, dar visibilidade à cultura popular e às expressões juvenis, além de valorizar o território e reforçar sentimentos de identidade e pertencimento. Ao criar um ambiente mais inclusivo e interativo, o Escola Aberta contribui para a promoção de novas práticas pedagógicas, tornando a escola mais dinâmica e competente na sua ação educativa.
As atividades oferecidas aos finais de semana são planejadas com base em diagnósticos da comunidade local, identificando suas demandas e os recursos disponíveis, como pessoas e instituições dispostas a compartilhar conhecimentos de forma voluntária. Essas atividades acontecem por meio de oficinas, palestras e cursos, e envolvem toda a comunidade: alunos, pais, responsáveis, jovens, crianças e até idosos.




Foto reprodução / Redes sociais
COMO IMPLANTAR O PROGRAMA NAS ESCOLAS?
A implementação do Programa é responsabilidade das secretarias estaduais e municipais, que devem coordenar e acompanhar sua execução nos territórios. O sucesso do Escola Aberta depende da cooperação entre as esferas federal, estadual e municipal, além da articulação com diversos projetos e ações locais, incluindo iniciativas da sociedade civil, organizações não governamentais e a esfera privada.
O Escola Aberta é coordenado pela Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e conta com a colaboração técnica da UNESCO. Sua execução é viabilizada por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola para o Funcionamento das Escolas nos Finais de Semana (PDDE/FEFS), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
QUAIS BENEFÍCIOS O PROJETO OFERECE?
O Programa Escola Aberta oferece diversos benefícios, como o fortalecimento da convivência comunitária, a valorização da cultura local e o estímulo ao protagonismo dos jovens. Ele promove a inclusão social, amplia o aprendizado por meio de atividades educativas e culturais extracurriculares, e fortalece o vínculo entre a escola e a comunidade. Além disso, contribui para o exercício da cidadania, oferece novas oportunidades de aprendizado e cria um ambiente seguro e colaborativo, envolvendo alunos, famílias e moradores locais.
Fique por dentro de todas as nossas notícias e reportagens acessando o site: www.baixadanarede.com ou nos acompanhe no Instagram: @baixanarede