A Autoridade Portuária de Santos (APS) e a Marinha do Brasil firmaram um Acordo de Cooperação Técnica para a implantação do Sistema de Gerenciamento de Tráfego de Embarcações (VTMIS) na Ilha da Moela, em Guarujá (SP). O objetivo é aumentar a segurança e a eficiência da navegação e das operações no Porto de Santos.
O acordo autoriza a instalação de equipamentos modernos em área sob administração da Marinha, como radar marítimo, câmeras, antenas e estação meteorológica. Essa será uma das quatro estações do VTMIS, que também contará com unidades no Morro do Tejereba, Serra do Mar e Ilha Barnabé, garantindo cobertura total do canal portuário e áreas de fundeio.
Durante a assinatura do acordo, o presidente da APS, Anderson Pomini, destacou que o sistema permitirá integração entre diversos órgãos fiscalizadores, com uma sala de situação na sede da APS e dados compartilhados em tempo real.
A iniciativa colocará Santos entre os portos mais tecnologicamente avançados do mundo, fortalecendo o combate a ilícitos, como o tráfico de drogas, e ampliando a segurança da navegação. O vice-almirante Marco Trovão ressaltou que o VTMIS trará uma visão global e integrada do tráfego marítimo na região.
Fonte: A Tribuna Santos
Fique por dentro de todas as nossas notícias e reportagens acessando o site: www.baixadanarede.com ou nos acompanhe no Instagram: @baixanarede