Preta Gil, cantora e empresária morreu na noite deste domingo (20), aos 50 anos, em Washington, nos Estados Unidos. A artista estava no país para tratamento contra um câncer colorretal, diagnosticado em janeiro de 2023.
Preta Maria Gadelha Gil Moreira nasceu no Rio de Janeiro em 8 de agosto de 1974. Filha do cantor e ex-ministro da Cultura Gilberto Gil com Sandra Gadelha, sobrinha de Caetano Veloso e afilhada de Gal Costa. Preta se tornou cantora aos 29 anos, após trabalhar como produtora e publicitária. Seu primeiro álbum, “Prêt-à Porter”, mostrava a seminua o que marcaria sua trajetória artística, lançou outros três discos com diferentes ritmos brasileiros, como funk, axé e samba.
Apresentou vários programas na TV, entre os quais o TVZ (Multishow) e o Vai e Vem (GNT), escreveu um livro “Preta Gil: Os primeiros 50”, foi a responsável por criar um dos maiores blocos da história do Carnaval carioca.
Preta iniciou o tratamento no Brasil com quimioterapia e radioterapia, e uma cirurgia para remoção de tumores em agosto de 2024, o câncer voltou a aparecer em outras regiões do corpo, levando à retomada de intervenções médicas, no exterior.
Preta Gil deixa o filho, Francisco Gil; o pai, Gilberto Gil, a mãe, Sandra Gadelha, e uma legião de amigos e fãs.
Fique por dentro de todas as nossas notícias e reportagens acessando o site: www.baixadanarede.com ou nos acompanhe no Instagram: @baixanarede