As pesquisas para combater o fungo Fusarium R4T, ameaça à bananicultura, começaram em 2021 com R$ 3 milhões destinados pela deputada federal Rosana Valle, por meio da bancada paulista. O recurso atendeu a um pedido da Associação dos Bananicultores do Vale do Ribeira (Abavar), preocupada com a possível chegada do fungo ao Brasil.
Hoje presente em 17 países, o Fusarium R4T já atinge Colômbia, Peru e Venezuela, e pode se espalhar pelo uso de ferramentas contaminadas, mudas e plantas hospedeiras. A Embrapa testou com sucesso duas variedades resistentes ao fungo — BRS Princesa e BRS Platina — em áreas infectadas na Colômbia. As cultivares poderão funcionar como barreiras naturais para proteger a produção brasileira e mundial.
“A praga pode causar uma tragédia econômica e social no Vale do Ribeira. Protegemos os produtores e colocamos o Brasil como referência mundial”, afirmou a deputada Rosana Valle. O presidente da Abavar, Augusto Aranha, disse que a notícia representa um alívio para os agricultores: “Talvez o Vale seja a região mais vulnerável do País”. Já o diretor Silvio Romão destacou o papel da deputada: “Está na memória dos bananicultores. Esse recurso coloca o Brasil entre os grandes da pesquisa mundial”.
Fonte: Rosana Valle
Fique por dentro de todas as nossas notícias e reportagens acessando o site: www.baixadanarede.com ou nos acompanhe no Instagram: @baixanarede
#noticias#baixadanarede#informacoes#rosanavalle







