Permitir que animais de estimação durmam junto com seus donos é uma prática cada vez mais comum. Mesmo assim, existem muitas pessoas que se perguntam quais são os benefícios e os malefícios dessa ação tanto para os humanos quanto para os pets.
“Dormir com cães e gatos é uma ótima maneira de demonstrar que você os considera parte da família. Além disso, é comprovado cientificamente que passar uma noite com eles é um dos métodos mais eficientes para a redução do estresse e da ansiedade”, afirma o veterinário Artur Dias Vaz, que atua em São Vicente.
No entanto, o especialista alerta que esse hábito pode acarretar alguns problemas e para dormir abraçadinho com o pet sem neuras é importante cuidar da higiene dos animais e também da cama, limpando as patas e o focinho antes de permitir que subam no colchão.
Artur diz ainda que pessoas que se mexem muito durante a noite e tem animais pequenos devem ter um cuidado a mais, pois eles correm o risco de serem sufocados. Além disso, é indicado usar protetor impermeável para evitar acidentes nos colchões e dar banho no pet pelo menos uma vez por semana.
“Também é preciso prestar atenção na saúde do animal, fazendo o controle de vermífugos, pulgas e carrapatos e mantendo a vacinação dos bichos em dia para evitar problemas. Tomando todos os cuidados é possível aproveitar os benefícios de dividir a cama com um animalzinho de estimação”.
Fonte: BS9