Praia Grande deve entrar no percurso do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que atualmente conta com 11,1 km de extensão e transita entre as cidades de Santos e São Vicente. Pelo menos, segundo o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), esse é o objetivo do modal.
Em visita à Baixada Santista, ele afirmou que já liberou a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) para contratar um projeto executivo para definir o traçado, as desapropriações necessárias e o custo para a expansão.
Mesmo com uma sinalização positiva para o projeto, não há uma previsão de quando o modal vai chegar até Praia Grande -partindo da Área Continental de São Vicente-, nem sobre o início das obras. Antes disso, o foco do Estado é prosseguir com a segunda fase de obras, levando o VLT até o Centro de Santos com trajeto entre as estações Conselheiro Nébias e Valongo.
Já a terceira fase das obras, que vai ligar as áreas Continental e Insular de São Vicente deve começar no primeiro trimestre de 2023, levando o veículo aos bairros Jardim Rio Branco, Quarentenário e Ponte Nova, em um percurso de 7,5 quilômetros de extensão.
Fonte: BS9