Na manhã da última segunda-feira (23), um vídeo mostra um grupo de pessoas correndo em meio à escuridão, na orla da Praia das Astúrias, em Guarujá, no litoral de São Paulo. A prefeitura já havia informado em seu portal sobre o desligamento da iluminação pública a partir da 1h por conta das reclamações dos moradores.
O registro foi feito por volta de 6h da manhã, quando um grupo de atletas saiu para correr na orla da praia. De acordo com o morador que registrou o vídeo, além dos atletas, havia também pessoas saindo para trabalhar. “Posso ser assaltado e nem vou conseguir ver quem foi”, diz, durante a gravação do vídeo.
Nas imagens, a escuridão toma conta da via. A única iluminação vem dos prédios e do nascer do sol.
Ele ainda afirma que todos os dias vai à Praia das Astúrias correr e caminhar com um grupo de colegas. “Infelizmente, para poder evitar a bagunça na praia de madrugada, a prefeitura achou mais fácil apagar a luz e nos deixar no escuro, do que colocar o policiamento ou a Guarda Civil”.
A medida entrou em vigor na última sexta-feira (20) após a decisão ter sido tomada em uma reunião entre representantes da administração municipal e moradores das Astúrias.
Em nota, a Prefeitura de Guarujá informou que as luzes deveriam estar acesas, mas foi identificado um corte proposital nos cabos de energia na orla da Praia das Astúrias, o que gerou um apagão ao longo da Avenida General Monteiro de Barros (orla).
Fonte: G1