Um balão de grande porte caiu sobre cinco moradias na comunidade México 70, em São Vicente (SP). Moradores ficaram assustados, mas ninguém ficou ferido.
Elvirlan Silva Gomes, de 44 anos, contou que estava em um campo de futebol no local quando percebeu o objeto caindo.
“Foi baixando e perdendo a altitude em uma velocidade que é inacreditável”, comentou Elvirlan. Ele acrescentou que, no momento, chegou a gritar para que a corda fosse puxada por pessoas com o objetivo de que o balão caísse no campo e não nas moradias, mas não teve sucesso.
“Graças a Deus ele já caiu meio que apagado. Se pega na fiação, incendiava tudo”, afirmou Elvirlan.
A autônoma Ingrid da Silva Santos, de 21 anos, mora perto do local da queda. “Um susto enorme para quem estava vendo [o balão] cair. Até então caiu em um barraco de madeira e, graças a Deus, não pegou fogo”, explicou ela.
De acordo com os moradores, a população local se mobilizou para recolher o balão. “O pessoal da comunidade foi retirar de cima de cinco barracos com medo de pegar fogo”, relatou Ingrid. “Não sei o que fizeram, mas recolheram e levaram”, complementou Elvirlan.
A Polícia Militar e a Prefeitura de São Vicente informaram não terem sido acionadas para a ocorrência. “Para estes casos, o número de acionamento da Guarda Civil Municipal (GCM) é 153”, complementou a administração municipal.
Em nota, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que, segundo o artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais (nº 9.605/1998), é configurado crime fabricar, vender ou soltar balões que possam causar incêndios.
“Cabe enfatizar que se trata de uma infração penal, fiscalizada por órgãos responsáveis pela segurança pública. A Anac não possui autoridade legal para exercer poder de polícia”, finalizou a agência.
Fonte: G1 Santos