Em novembro deste ano 2025, celebra-se os 130 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão. Para o vereador Jhony Sasaki, é fundamental estreitar os laços entre os dois países, incentivando a troca de conhecimento e cultura. O parlamentar tem levantado questões sobre a ausência do Brasil na lista de países do programa de visto Working Holliday, que permite a entrada de brasileiros no Japão por até dois anos. Atualmente, cerca de 30 países, como Chile, Argentina e Uruguai, já fazem parte do programa, o que gera questionamentos, especialmente considerando que o Brasil é a maior potência da América do Sul.
O vereador Jhony Sasaki também questiona a diferença de tratamento, já que japoneses entram no Brasil sem visto, mas brasileiros enfrentam restrições para entrar no Japão. Em janeiro de 2022, com o apoio da deputada federal Rosana Valle, o parlamentar se reuniu com o ministro de Relações Exteriores, Carlos Alberto França, em busca de respostas e soluções. Após intensas negociações, em setembro de 2023, foi firmado um acordo que permite que brasileiros e japoneses viajem sem visto para turismo, com estadias de até 90 dias. O vereador Jhony Sasaki, que compreende as dificuldades dos brasileiros ao chegarem no Japão, declarou: “Meu coração é tipo-brasileiro”.
Em abril de 2022, acompanhado de membros do Itamaraty e da deputada Rosana Valle, o parlamentar se reuniu com o embaixador do Japão em Brasília, Teiji Hayashi, para discutir a inclusão do Brasil no programa de Working Holliday, mas a pandemia atrasou o processo. No ano seguinte, em Tóquio, Sasaki retomou o tema com o embaixador do Brasil no Japão, Octávio Garcia Côrtes, que se comprometeu a ajudar. O vereador espera que, em 2025, questões como o visto de Working Holliday e a flexibilização do visto de trabalho para a quarta geração de descendentes de japoneses sejam resolvidas, reforçando a importância do Brasil como aliado do Japão.