Início Baixada Santista Marinha aprova: Porto de Santos a receber navios de 366...

Marinha aprova: Porto de Santos a receber navios de 366 metros

O Porto de Santos recebe nesta terça-feira (23) a homologação da Marinha do Brasil para receber navios de 366 metros, que são as maiores embarcações previstas para a Costa Leste da América do Sul.

A apresentação acontece na sede da Santos Port Authority (SPA), em Santos, às 17h00, e será transmitida pelo Youtube (clique aqui ).

O termo será entregue na sede da Santos Port Authority (SPA), com a presença de Diogo Piloni, titular da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA) do Ministério da Infraestrutura (Minfra), e do Capitão dos Portos do Estado de São Paulo, Marcelo de Oliveira Sá.

Atualmente o Porto recebe, no máximo, embarcações de até 340 metros de extensão, com capacidade para cerca de 9 mil TEU. Com a possibilidade de trazer navios maiores, a capacidade irá subir para 14 mil TEU, considerando um navio porta contêiner com 366 metros de comprimento e 52 metros de boca (classe New Panamax). 

A autorização para receber navios maiores amplia a possibilidade de Santos ser um ‘hub port’ da América do Sul. O cais santista atua com quase 30% da corrente de comércio nacional, e já se prepara para maiores movimentações de contêineres, com as ampliações previstas dos terminais já existentes e o planejamento da destinação de outras duas áreas, no Saboó, margem direita, uma para terminal portuário e outra para retroportuário. 

A BR do Mar deve beneficiar o Porto como concentrador de carga. O projeto é do Ministério da Infraestrutura, e prevê o incentivo à cabotagem. Mesmo sem considerar a BR do Mar, o crescimento previsto é de 3,3% ao ano para este tipo de carga, saindo hoje de cerca de 4,4 milhões de TEU para 7,9 milhões em 2040, conforme projeção do Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do Porto de Santos, aprovado no ano passado. TEU é a medida padrão, equivalente a um contêiner de 20 pés.

Uma parceria entre a SPA, Praticagem de São Paulo e a Universidade de São Paulo (USP) estudou e realizou simulações de manobrabilidade, interação hidrodinâmica e planos de amarração, comprovando a viabilidade de tráfego dessas embarcações no canal de navegação. 

Foram utilizadas simulações matemáticas para levar em conta o canal, atualmente com 15 metros de profundidade e um cenário futuro, com profundidade de 17 metros, que seria viável até para navios de 15 mil TEU. 

A Brasil Terminal Portuário (BTP), a DP World e a Santos Brasil fizeram, cada uma, um estudo sobre a manobrabilidade e viabilidade de chegada de embarcações desse tamanho em seus terminais e os entregaram à SPA, que consolidou os trabalhos, submetendo à análise da Capitania dos Portos de São Paulo e à Diretoria de Portos e Costas (DPC) da Marinha do Brasil.

O acompanhamento que a SPA faz do mercado aponta que a movimentação de contêineres vem aumentando de forma constante ao longo dos anos. Houve um recuo pontual na primeira metade do ano passado, com recuperação a partir de julho, que chegou ao recorde mensal em dezembro. 2021 já começa com recorde estabelecido em janeiro e a perspectiva é de que o crescimento seja ainda maior, com a autorização da chegada de navios de 366 metros.

Reportagem: Santaportal