A Prefeitura de Guarujá, na baixada santista, facilitará a vacinação contra o covid-19 em pessoas com comorbidades, que realizam acompanhamento nas Unidades de Saúde da Família (Usafas) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade.
Os pacientes acompanhamento no município, que são portadores de comorbidades precisavam passar por consulta para pegar uma declaração médica da doença, documento exigido no ato da vacinação contra o coronavírus.
Isso não será mais necessário, pois todas as Usafas e UBSs passaram a disponibilizar um formulário contendo a lista completa de comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde.
O morador deve se dirigir a uma das unidades, se identificar e solicitar a declaração. A enfermeira buscará o prontuário, selecionará no formulário as comorbidades, levará ao médico para assinar e entregará o documento ao morador, que sairá do local apto a receber a vacina sem precisar passar por consulta.
A Prefeitura tem como objetivo, agilizar a imunização dos pacientes com comorbidades nas idas aos postos, pois não precisarão passar em consulta para pegar uma declaração médica, evitando que as agendas de consultas sejam lotadas apenas para emissão da declaração.
Fonte: G1 Santos