Santos, no litoral de São Paulo, receberá nos próximos dias o Lab Móvel, um laboratório itinerante do Instituto Butantan para identificação de novas variantes da Covid-19. O equipamento é automatizado e possui capacidade de fazer até 300 testes por dia.
Desde o início do mês, o equipamento estava em Aparecida, na região de Taubaté, no interior paulista, e chega a Santos nesta segunda-feira (30), devido à localização geográfica da cidade, ao Porto de Santos e ao polo industrial.
Para avaliar o avanço das variantes. No local, são recebidas amostras de exames PCR, e em caso de resultado positivo, é realizada a genotipagem, para fazer o sequenciamento das variantes na região.
Com o Lab Móvel, o resultado deve sair em 24 horas, e o mapeamento genético leva de três a seis dias. Atualmente, todo o processo dura até 12 dias. A carreta é automatizada, e há um pequeno núcleo de funcionários, que controla o funcionamento dos equipamentos e garante que os exames sejam realizados de forma eficiente.
Os equipamentos são de última geração. Por isso, a agilidade para a liberação dos resultados. Inicialmente, o laboratório analisará somente amostras de Santos, mas poderá receber de outros municípios, de acordo com a incidência. O veículo ficará estacionado na Praça Mauá, no Centro.
Fonte: G1 Santos