Início Notícias As 10 melhores praias para surfar no Brasil

As 10 melhores praias para surfar no Brasil

Mais de que um esporte, o surf é um estilo de vida! Oriundo das ilhas polinésias e aperfeiçoado no Havaí, o surf se popularizou no país por volta de 1930. Agora, com Gabriel Medina e Adriano de Souza no topo, ganhamos ainda mais notoriedade no assunto. E não é para menos! Além dos atletas mundialmente famosos, o extenso litoral do Brasil abriga lindas praias e excelentes opções para surfar.

Ficou empolgado? Para surfistas ou aqueles que amam novos desafios, o Baixada Na Rede fez uma lista com as 10 melhores praias para surfar no Brasil. Breve faremos uma lista com as praias da Baixada Santista, deixe sua sugestão nos comentários.

Pipa: paraíso dos surfistas a 80 km de Natal

Praia de Pipa
Além do surf, Pipa também é conhecida pela gastronomia, rica em peixes e frutos do mar

A primeira da lista de melhores praias para surfar no Brasil é a alucinante Pipa. Afinal, foi por causa da constante frequência de surfistas na década de 70 que a pacata vila de pescadores ficou conhecida. Tranquilo e totalmente preservado, este verdadeiro paraíso natural é um dos melhores picos para a modalidade no Nordeste.

A região tem boa variedade de ondas que, dependendo do local, podem chegar a 8 pés, equivalente a 2 m de altura! Lajinha é um exemplo. Por lá as ondas são fortes, curtas, tubulares e melhores na direita. Em Cacimbinhas, as ondas chegam a 6 pés e são boas nas duas direções. A Praia do Amor é ótima para manobras e seu fundo pedregoso possibilita também a formação de tubos.

Cacimba do Padre: ideal para uma surf trip, em Noronha

Cacimba do Padre - Noronha
Cacimba do Padre oferece acesso à Baía dos Porcos, outra exuberante praia brasileira que vale a pena conhecer

Ondas fortes e tubulares também caracterizam a Cacimba do Padre, o principal pico de surf de Noronha. Chamado de “Hawaii Brasileiro”, o local é conhecido por abrigar tubos perfeitos e ondas que podem chegar até 15 pés, cerca de 5 m! As melhores ondulações vêm do norte e nordeste, que se encaixam perfeitamente com o fundo pedregoso, formando ondas perfeitas.

Indicada para profissionais, Cacimba do Padre possui temporadas bem definidas, que vão entre os meses de dezembro e abril. De quebra, a praia é dona do visual mais famoso da ilha, com vista para o Morro Dois Irmãos!

Prainha: contato com a natureza e muito surf em Itacaré

Prainha - Itacaré
Rodeada por coqueiros, praticamente deserta e de mar azul, a Prainha é um reduto de positividade em Itacaré

Escondida entre a vegetação da Mata Atlântica, a Prainha, em Itacaré, na Bahia, não é só umas das praias mais bonitas do Brasil, como também uma das melhores para surfar. O cansaço fruto da trilha que começa na Praia da Ribeira, é recompensado com um visual paradisíaco e boas ondas. O lugar é ideal para aqueles que buscam contato direto com a natureza e praias mais virgens, além de ser o pico perfeito para surfistas que preferem um crowd (área de surf) mais vazio.

Por lá, as ondas são fortes e constantes, e formam tubos cristalinos na direita e esquerda em dias clássicos. A Prainha possui estrutura mínima e a dica é levar lanches e bebidas – não esqueça de recolher seu lixo!

Itaúna: uma das melhores praias para surfar no Brasil fica no Rio!

Itaúna - Rio de Janeiro
Conhecida como “Maracanã do Surf”, Itaúna é a praia mais famosa de Saquarema, no Rio de Janeiro

Considerada a capital brasileira do surf, Saquarema oferece boas ondas em praticamente todas as suas praias. Entre os picos mais disputados, vale destacar Itaúna. A praia reúne surfistas intermediários e profissionais, normalmente durante a primavera e o outono. As ondas chegam a aproximadamente 12 pés, o que equivale a cerca de 3 m.

O mar de água azul esverdeada possui fundo pedregoso e de areia, facilitando a formação de ondulações perfeitas e que quebram muito bem. Este cenário justifica o porquê de Itaúna ter sido selecionada para ser a sede brasileira no famoso campeonato WSL (World Surf League) em 2017 e 2018. O local ainda oferece boa infraestrutura turística e é ideal também para praticantes de bodyboard e pesca esportiva.

Itacoatiara: a melhor praia para surfar em Niterói

Itacoatiara - Rio de Janeiro
Cercada pela Serra da Tiririca, Itacoatiara é referência também na prática de bodyboard

Ainda em território fluminense, outra praia que deve ser incluída nalista de melhores praias para surfar no Brasil é Itacoatiara. Durante a primavera e outono, quando as ondas ficam maiores e mais fortes, o crowd fica intenso e as milhares pranchas colorem o mar. Cenário perfeito para surfistas de nível intermediário e profissional, suas águas são cristalinas e de fundo arenoso, facilitando a formação de tubos.

A praia aguenta qualquer tipo de ondulação e apresenta três pontos bem definidos. No Costão, extremo esquerdo da praia, predominam as esquerdas. O Meio possui ondas para as duas direções. No Pampo, extrema direita da praia, as direitas funcionam muito bem. Além do mar, fazer uma trilha até o Costão ou Pedra do Elefante são passeios que valem a pena!

Itamambuca: pérola de SP entre as praias para surfar no Brasil

Itamambuca - Ubatuba
Ideal para aqueles que desejam praticar o esporte de forma rápida, Itamambuca conta com escolinha de surf

Outra representante do sudeste, Itamambuca não é só uma das melhores praias para surfar no Brasil, como uma das queridinhas do Litoral Norte paulista. Localizado em Ubatuba, cercado pela Mata Atlântica e totalmente preservado, o local está entre os 100 principais picos de surf do mundo. A vantagem desta praia é que o mar é propício tanto para profissionais quanto para iniciantes.

As melhores ondulações vêm do sul e as longas direitas possibilitam ótimas manobras. Em geral predominam as marolas (ondas pequenas) mas, dependendo da tábua de marés e nível do mar, rolam até alguns tubos! O crowd por lá é extenso e bem espalhado, e a melhor época para ir é durante o outono e primavera. Uma dica é também aproveitar o rio que dá nome ao lugar e deixa o cenário ainda mais exuberante.

Maresias: referência no surf mundial

Maresias - São Sebastião - Praias para surfar no Brasil
Maresias dispensa comentários. Berço de um dos maiores surfistas do mundo, a praia é referência mundial

Impossível falar do Litoral Norte de São Paulo sem mencionar Maresias, a mais badalada de São Sebastião. Considerada uma das melhores praias para surfar no Brasil e no mundo, o local ganhou notoriedade por ser onde Gabriel Medina, campeão mundial, aprendeu e praticou o esporte durante toda sua vida.

De atmosfera jovem, a praia é um reduto de excelentes surfistas e o crowd lá é intenso. Ainda que seja conhecida por suas ondas fortes e tubulares, a praia funciona bem para todo o tipo de ondulação e sua extensão abriga também ondas tranquilas para iniciantes. Com excelente infraestrutura, o local é palco de campeonatos de surf e, ao cair da noite, conta com ótimas baladas e bares.

Praia da Joaquina: dunas, mar e muito surf em Florianópolis

Joaquina - Florianópolis - Praias para surfar no Brasil
Descoberta por surfistas, a Praia da Joaquina já sediou importantes campeonatos de surf

O Sul também abriga algumas das melhores praias para surfar no Brasil. Em Florianópolis, a Praia da Joaquina ganhou fama por volta de 1970, sendo palco de diversos campeonatos nacionais e internacionais de surf. Carinhosamente chamada de “Joaca”, é recomendado para todos os níveis de surfistas. Assim como a maioria das praias brasileiras, o fundo da Joaquina é de areia (beach break) e as ondas variam de 1 a 12 pés, equivalente a meio metro e 2m, com boa formação para as duas direções (esquerda e direita).

O crowd é intenso e constante, e o pico é ótimo em todas as épocas do ano – para profissionais, é recomendado o outono e inverno. A praia oferece boa infraestrutura turística e dá até para surfar fora d’água nas Dunas da Joaquina, muito procurada para a prática do sandboard, um esporte criado na própria cidade de Florianópolis como uma alternativa para os surfistas quando o mar não estava bom.

Praia do Rosa: um dos destaques do litoral catarinense

Praia do Rosa - Santa Catarina - Praias para surfar no Brasil
O centrinho da charmosa Praia do Rosa conta com lojas de roupa de surf, bons restaurantes, bares e sorveterias

Charme e atmosfera hippie caracterizam uma das melhores praias para surfar no Brasil. Estamos falando da Praia do Rosa, um verdadeiro paraíso em Imbituba, a 90 km de Florianópolis. Queridinha dos surfistas, o local é referência no assunto e muito procurada por aqueles que curtem a verdadeira vibe praiana. São cerca de 2 km de extensão, com ondas gordas e largas, variando entre 2 e 6 pés. As melhores acontecem durante o outono e inverno e, por conta da badalação, possui o maior crowd da região.

O Rosa é dividido em dois pontos: o Rosa Norte possui ondulações acompanhadas pelo vento Nordeste, perfeitas para manobras e com esquerdas ótimas. Já o Rosa Sul quebra bem com ondulações guiadas pelos ventos do Sul, com ondas mais tubulares e fortes, perfeitas para manobras mais radicais. Outro destaque do lugar é que, durante o inverno, as baleias-francas enfeitam o mar e podem ser vistas da praia ou em passeios de barco.

Praia do Silveira: referência para surfar no Brasil, em Garopaba

Praia do Silveira - Garopaba - Praias para surfar no Brasil
Abrigo de boas ondas, o público da Praia do Silveira é formado, majoritariamente, por surfistas

Sem bares ou quiosques, quase deserta e cercada por muito verde. Este é o cenário da selvagem Praia do Silveira, em Garopaba. A cerca de 90 km de Florianópolis e com 2 km de extensão, é considerada uma das melhores praias para surfar no Brasil tanto pela formação, quanto pelo tamanho das ondas.

Palco de diversos campeonatos, o mar do Silveira é de fundo pedregoso, o que auxilia na criação de ondas fortes e tubulares. O canto direito da praia é o melhor para a prática do esporte, enquanto o canto sul possui um riozinho que se liga ao mar. Exuberante e majestosa, possui areia fofa, grossa e com resquícios de conchas. A Praia do Silveira é também um local de desova da tainha, sendo comum encontrar diversos apaixonados pela pesca artesanal.