Início Guarujá As lições do Japão para o mundo

As lições do Japão para o mundo

A exemplo do que fez após a Segunda Guerra, o país se recuperou da tragédia do tsunami, afastou a recessão e começou em 2012 a crescer novamente. Em 2020. mostrou para o mundo como controlar uma pandemia com transparência e responsabilidade.

Entenda a resiliência japonesa

Em agosto de 1945 duas cidades do Japão foram atingidas por duas bombas atômicas com uma enorme capacidade de destruição. 20 anos após esses ataques o Japão já estava parcialmente reconstruído e pontuava como uma das grandes potências econômicas mundiais.

Os governantes entenderam que diferente dos países da América do Sul o Japão não possui riquezas naturais como: terras férteis, biodiversidade, combustível, minérios , energia limpa e água em abundância. A única “matéria-prima” ao seu alcance era o povo! O forte investimento na área da educação e saúde fez a terra do sol nascente alcançar em pouco tempo o patamar de primeiro mundo. Com o povo saudável e instruído os japoneses conseguiram criar uma nova nação capaz de gerar fortuna para o país e interrompendo de vez o ciclo miserável.

No dia 11 de março de 2011 quando o país foi atingido por um terremoto de 9 graus na escala Richter e um enorme tsunami de mais de 20 metros de altura que varreu boa parte da região nordeste do país. A resiliência japonesa foi mais uma vez exemplo para o mundo.

Menos de um ano depois do tsunami, as previsões pessimistas não se confirmaram e o Japão, já havia reconstruído boa parte das regiões atingidas e voltava a impulsionar a economia. Assim como fizeram logo após a Segunda Guerra Mundial, os japoneses novamente deram lições de perseverança. A recuperação não só foi rápida como veio com força. No terceiro trimestre, o Produto Interno Bruto do país cresceu 5,6%, a indústria automotiva cresceu 24% em dezembro e as reservas internacionais superaram a marca de US$ 1 trilhão.

Para efeito de comparação, nenhum dos gigantes europeus tem indicadores tão positivos para exibir. O que mais impressiona é que o governo japonês não desamparou a população mesmo quem não conseguiu emprego foi incluso em uma linha de auxilio social com renda fixa e moradia gratuita. Os economistas entendem que o cidadão tendo poder aquisitivo consegue aquecer a economia local de alguma forma. O cidadão sem renda básica atinge diretamente o comércio da cidade onde ele reside.

CORONAVÍRUS Um vírus desconhecido que abalou o mundo!

O Japão mais uma vez foi exemplo de responsabilidade e transparência com o dinheiro público. O primeiro-ministro Shinzo Abe, demonstrou pulso firme no parlamento ao aprovar subsídios financeiros para a população. Abe, também liberou recursos para os autônomos, empresas pequenas, médias e de grande porte para evitar a falência e garantir o emprego dos trabalhadores. O jornalista vicentino Jhony Sasaki, explicou de forma clara e direta as ações do governo japonês. O vídeo ganhou repercussão internacional e chegou a ser republicado mais de 3 milhões de vezes em redes sociais, por pessoas comuns, artistas e políticos. Assista ao vídeo e entenda.