Início Guarujá Guarujá e Praia Grande se preparam e podem vacinar contra a Covid-19...

Guarujá e Praia Grande se preparam e podem vacinar contra a Covid-19 a partir de quarta-feira

Foto: ilustrativa

As cidades de Guarujá e Praia Grande, no litoral de São Paulo, estão se preparando para receber as doses da vacina contra a Covid-19 e afirmam que, caso seja possível, estão prontas para dar início à campanha de imunização nos grupos prioritários já nesta quarta-feira (20). As outras cidades da Baixada Santista ainda aguardam orientação do Estado e planejam iniciar a vacinação no dia 25 de janeiro.

O Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse nesta segunda-feira (18) que a vacinação contra a Covid-19 será iniciada a partir das 17h em todo o país. O anúncio foi feito após ele sofrer pressão dos governadores, que pediram para antecipar o início da aplicação das doses, inicialmente previsto para esta quarta-feira (20), conforme informou a colunista Andréia Sadi.

Neste domingo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso emergencial das vacinas CoronaVac e da Universidade de Oxford contra a Covid-19. Momentos depois, o governo de São Paulo aplicou a primeira vacina da CoronaVac. O governo federal, no entanto, ainda não havia iniciado a distribuição do imunizante pelo país, o que foi programado para esta segunda.

A distribuição das vacinas para os municípios da Baixada Santista deve acontecer, de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, a partir desta semana. Nesta segunda, estão sendo distribuídas doses apenas para seis hospitais de referência do estado, na capital, Ribeirão Preto, Campinas, Botucatu, Marília e São José do Rio Preto.

Veja a situação nas cidades da Baixada Santista

A Secretaria de Saúde (Sesau) de Guarujá informou, por nota, que a previsão é que a chegada das vacinas ao município aconteça até terça-feira (19), para dar início ao plano de vacinação já na quarta-feira (20). O cronograma pode sofrer alterações. Cerca de 40 mil pessoas devem ser vacinadas na cidade na primeira etapa da campanha. O município aguarda diretrizes para definir se prosseguirá com o Plano de Vacinação Estadual ou Nacional.

A Prefeitura de Praia Grande afirmou que aguarda orientação dos governos estadual e federal. No entanto, está em fase de finalização do plano municipal de vacinação e afirma que a cidade estará pronta para vacinar tanto no dia 20 quanto no dia 25. A cidade prepara um edital para contratação de mais profissionais. A prefeitura deve divulgar o Plano Municipal de Vacinação nos próximos dias.

A Secretaria de Saúde de Santos informou que, por enquanto, está trabalhando em cima do planejamento feito com início da imunização dos profissionais de saúde em 25 de janeiro. Ainda não há informações sobre quando as doses chegarão ao município.

A mesma coisa acontece em São Vicente. A Secretaria da Saúde (Sesau) disse, por nota, que aguarda orientação do Estado sobre o cronograma de chegada da vacina e se haverá mudanças no calendário vacinal definido pelo município.

A Secretaria de Saúde de Bertioga também seguirá o calendário divulgado no Plano Estadual de Imunização (PEI), com início previsto para o dia 25 de janeiro. A data depende de confirmação do Governo do Estado, responsável pelo envio de doses aos municípios, segundo a prefeitura. Por enquanto, seguirá o plano já definido.

O Serviço de Vigilância Epidemiológica de Peruíbe informou que, até o momento, não recebeu do Governo do Estado nenhuma orientação sobre uma nova data. Diante disso, segue programado o início da campanha para o dia 25.

A Prefeitura de Mongaguá informou que não pretende antecipar as imunizações, pois as doses ainda não chegaram e não haveria tempo hábil por conta da logística. A prefeitura disse, ainda, que colocará à disposição da população as nove Unidades de Saúde da Família para serem postos de vacinação. A Diretoria de Saúde aguarda orientações do Departamento Regional de Saúde.

A Secretaria de Saúde de Cubatão aguarda orientação da Secretaria de Estado da Saúde sobre a possibilidade de alteração do calendário de imunização contra a covid-19 devido à antecipação da vacinação.

Reportagem: G1 Santos