Início São Vicente PREVENÇÃO DE AFOGAMENTOS: Jhony Sasaki recebe oficiais do Grupamento de Bombeiros Marítimo

PREVENÇÃO DE AFOGAMENTOS: Jhony Sasaki recebe oficiais do Grupamento de Bombeiros Marítimo

O vereador Jhony Sasaki recebeu hoje (21) em seu gabinete o tenente Kleber Duarte e o cabo Jefferson Lélis, do Grupamento de Bombeiros Marítimo para discutir sobre a prevenção dos afogamentos na região, assim como o trabalho realizado pelo GBMar nas cidades da região.

Durante o encontro, o vereador ressaltou a importância da participação da sociedade civil juntamente com o Corpo de Bombeiros. “É imprescindível alinharmos programas para conscientização da população sobre os riscos de afogamentos. A maioria dos casos acontecem entre homens que têm entre 18 e 30 anos. Só no ano passado, em um feriado prolongado de setembro, foram onze mortes por afogamento na Baixada Santista”, lembra Sasaki.

Reunião entre GBMar e vereador aconteceu na Câmara Municipal de São Vicente nesta quinta-feira (21)

De acordo com o Grupamento, além da prevenção é necessário fortalecer e divulgar a prática dos primeiros socorros. “Precisamos difundir esse conhecimento nas escolas e nas ruas. Já na infância, nós conseguimos ensinar conceitos simples aos pequenos, como a importância do uso de boias, sinais de perigo do mar e até alguns princípios de massagem cardíaca, que podem salvar uma vida. Esse conhecimento é levado para a vida toda”, comenta o oficial.

Jhony Sasaki, que morou cerca de 20 anos no Japão, comentou sobre um projeto existente no país oriental onde os próprios moradores se responsabilizam pelo atendimentos de primeiros socorros da vizinhança. “Essa consciência de pertencimento é muito importante para a sociedade. Além de contribuir para o atendimento dos bombeiros em casos urgentes, como os terremotos que acontecem muito no Japão, ajuda a criar vínculos entre os moradores”, reforça o vereador.

Embarcação para a Polícia Militar

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2020-12-23-at-19.52.55-1.jpeg

Durante o encontro, o vereador Jhony Sasaki mencionou a visita feita ainda ano passado ao comandante do CPI6, responsável pelo policiamento de toda Baixada Santista e Vale do Ribeira, Cássio Araújo de Freitas. “Na oportunidade, o comandante ressaltou a necessidade da compra de uma embarcação militar com blindagem e cabine que poderia fortalecer o trabalho da polícia em toda Baixada Santista, que é cercado por mar e rios”, disse o vereador.

Tendo conhecimento da demanda, a deputada federal, Rosana Valle se prontificou a destinar recursos no valor de R$ 1,5 milhão. A lancha, única no Estado de São Paulo, virá de emenda específica de autoria da deputada.“A lancha vai ajudar a PM a combater o tráfico de drogas, de forma a atuar com rapidez  nos braços de mar e manguezais”, disse Rosana.