Início Notícias Funcionários do Banco do Brasil entram em greve nesta sexta-feira

Funcionários do Banco do Brasil entram em greve nesta sexta-feira

Divulgação/Sindicato dos Bancários

Funcionários do Banco do Brasil de todo o país amanheceram de braços cruzados nesta sexta-feira (29). Durante 24 horas, os bancários paralisarão as atividades para lutar contra a restruturação (a quarta em cinco anos), implantada pelo governo federal e a diretoria do banco, com o objetivo de privatizá-lo.

Em Santos, duas agências serão desativadas. A agência Santista, na Rua Dom Pedro II, 49, Centro e o Posto de Atendimento, que fica na esquina do canal 5 com Epitácio Pessoa.

“Todos devem estar unidos na greve organizada pelo sindicato, para combater as demissões voluntárias, o descomissionamento de caixas, a redução de salários, a realocação para qualquer lugar do país, o que pode destruir famílias inclusive, além da mudança radical da vida destes bancários e bancárias nesta situação”, diz Ricardo Saraiva Big, secretário geral do Sindicato e funcionário do BB.

Reestruturação

O governo federal diz que vai fechar “361 unidades, sendo 112 agências, 7 escritórios e 242 Postos de Atendimento (PA)”, além da conversão de 243 agências em postos de atendimento e a ‘transformação’ de 145 unidades de negócios em Lojas BB, estes dois últimos, sem gerentes e guichês de caixa. Tudo no primeiro semestre de 2021.

O plano é extinguir a função de Caixa Executivo, revertendo os trabalhadores nessa função a escriturários – que é a carreira de entrada no Banco do Brasil.

Além da perda da gratificação, o BB buscará implementar o caixa por demanda, onde o funcionário é chamado a qualquer hora para trocar de função e ir para o caixa.

O descomissionamento dos funcionários alocados como Caixa Executivo será feito ainda em fevereiro. Além disso, os escriturários terão modificados a nomenclatura de seu cargo: a partir de hoje, serão chamados de Agentes Comerciais.

Reportagem: Santaportal