Início São Vicente Problema de enchentes no Jardim Guassu, em SV, começa a ser resolvido

Problema de enchentes no Jardim Guassu, em SV, começa a ser resolvido

As ruas Cristóvão e Luiz Pollux de Barros, no Jardim Guassu em São Vicente, são conhecidas por terem problemas intermináveis de alagamentos. Até mesmo em dias de muito Sol as ruas ficam cobertas de água. De acordo com os moradores, a situação ficou ainda pior depois das obras realizadas pela Prefeitura de Santos no canal que fica próximo ao bairro. “O canal sempre foi raso. Por isso, antigamente enchia, mas esvaziava. Mas depois que começaram essa obra, a água não esvazia mais”, conta um morador.

Segundo os moradores, após a chuva a aguá demora até quatro dias para escoar. Indignados, eles fizeram um abaixo-assinado com cerca de 300 assinaturas para que fossem tomadas providências que solucionassem o problema.

“Às vezes chega uma ambulância aqui e devido às enchentes, eles não conseguem entrar. A gente se mobiliza, coloca essa pessoa em uma cadeira e carrega até a ambulância para ajudar”, diz um morador.

Na última semana, eles levaram a recomendação ao vereador Jhony Sasaki, que se comprometeu a ver de perto a situação do local. “Eu não gostaria que os moradores de São Vicente passassem por isso. Eu entendo que esse problema não aconteceu ontem, mas já se arrasta há muito tempo. O que eu venho fazendo é mostrar o problema e encontra a solução”, disse o vereador.

Ele convidou o secretário adjunto de Desenvolvimento Urbano e Obras, Rodrigo Rosário, para uma visita técnica ao local. Na última quarta-feira (27) eles estiveram presentes para conversar com os moradores e entender melhor o problema.

No dia seguinte, as equipes da Prefeitura estiveram no local para realizar os trabalhos que duraram dois dias. Caminhões hidrojato e basculante fizeram a desobstrução de bueiros e limpeza das ruas. E uma máquina retroescavadeira fez a raspagem dos sedimentos na via.

“Nós ficamos muito contentes com esse rápido retorno. Estivemos reunidos com o Jhony na sexta-feira. Na semana seguinte, ele e o secretário adjunto estiveram aqui e no dia seguinte os trabalhos começaram. Agora esperamos que os próximos passos para solucionar esse problema sejam dados”, acrescenta um morador.

De acordo com Rodrigo Rosário, o próximo passo é elaborar um estudo do local para que sejam realizadas as obras apropriadas e sanar os problemas de alagamentos. “A segunda fase é chamarmos a Prefeitura de Santos para conversar, saber como foi feito esse projeto da Haroldo de Camargo. Posteriormente, analisar alternativas de cooperação entre as duas Prefeituras para que possamos fazer um projeto maior e equacionar esse problema de enchentes”, concluiu.