Início Baixada Santista Estado libera o funcionamento de atividades comerciais aos fins de semana na...

Estado libera o funcionamento de atividades comerciais aos fins de semana na Baixada Santista

O Governo de São Paulo anunciou, nesta quarta-feira (3), que os comércios da Baixada Santista poderão voltar a funcionar aos finais de semana, já que a região está na fase laranja no Plano São Paulo. Na última classificação, divulgada no dia 25 de janeiro, o governo paulista havia determinado que todo o estado ficasse na fase vermelha aos finais de semana, medida que foi revogada com a melhora de indicadores de controle da pandemia em todo o estado.

O governador João Doria anunciou a suspensão de restrições temporárias do plano de retomada econômica com a melhora dos indicadores. Durante a coletiva, ele divulgou que, neste sábado (6) e domingo (7), prefeituras de regiões na fase laranja podem liberar atendimento presencial nos comércios e serviços não essenciais, das 6h às 20h, durante o final de semana e também nos dias úteis.

Com a decisão, as regiões da Grande São Paulo, de Araçatuba, Araraquara, Baixada Santista, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, São João da Boa Vista e São José do Rio Preto e Sorocaba são beneficiadas.

Nas regiões de de Barretos, Bauru, Franca, Marília, Ribeirão Preto e Taubaté, as restrições da fase vermelha estão mantidas em tempo integral. Estas seis regiões estão com ocupação hospitalar de pacientes graves com Covid-19 acima de 75%.

A flexibilização ocorreu após redução no número de internações em leitos primários como os de UTI. Segundo o governo, a redução de hospitalizações por Covid-19 foi de 11%. A reclassificação do Plano SP está prevista para esta sexta-feira (5), e a mudança entrará em vigor na próxima segunda-feira (8).

Baixada Santista

A Baixada Santista ultrapassou a marca de 95 mil casos confirmados de Covid-19, após registrar 469 novas confirmações da doença nesta terça-feira (2).

Ao todo, a região soma 95.154 confirmações e 3.087 mortes por Covid-19. São 2.656 casos suspeitos, 96 óbitos sob investigação e 81.984 pacientes recuperados. O número de hospitalizados chega a 259.

O que funciona na Fase Laranja

(fase sofreu alterações no dia 5 de janeiro e passou a ser mais permissiva)

  • Todos os setores de comércio e serviços passam a ser permitidos. A exceção é o atendimento presencial em bares, que continua proibido.
  • Capacidade de ocupação: antes era de 20% e vai para 40% em todos os setores.
  • Funcionamento máximo: ampliado de 4 para 8 horas por dia.
  • Horário de fechamento: atendimento presencial só poderá ser feito até 20h.
  • Parques estaduais, salões de beleza e academias: poderão abrir.

Reportagem: G1 Santos