Início Notícias Tecnologia digital em tratamentos ortodônticos

Tecnologia digital em tratamentos ortodônticos

Nos últimos anos as inovações tecnológicas têm ganhado força nos mais diversos tratamentos de saúde. E a Ortodontia é uma das especialidades que têm utilizado a tecnologia digital com frequência. Novos materiais, equipamentos e técnicas são aliados importantes dos cirurgiões dentistas, desde o diagnóstico até o tratamento.

Entre as novidades mais importantes da Ortodontia contemporânea está o uso da tecnologia 3D e Inteligência Artificial, juntamente com os alinhadores transparentes, que virou tendência mundial no setor.

“É uma alternativa mais moderna, sofisticada e atual para corrigir o sorriso, na qual o próprio profissional, por meio de uma plataforma de Inteligência Artificial, realiza o planejamento virtual específico para cada caso e etapa do tratamento”, disse cirurgiã dentista Thais Campregher.

Para usar o tratamento com as placas é preciso fazer uma avaliação com escaneamento bucal e impressão dos modelos digitais em 3D. A documentação obrigatória associada a uma plataforma de Inteligência Artificial permite que o profissional e o paciente, obtenham uma prévia do resultado e ainda ter uma visão geral do tratamento.

“Com o planejamento virtual fica mais fácil controlar a movimentação dos dentes e realizar o tratamento de acordo com as necessidades do paciente. Os alinhadores permitem exercer a força no local exato, evitando efeitos colaterais nos dentes vizinhos, o que contribui para uma correção mais rápida”, explicou a profissional.

Logo após a avaliação e o planejamento virtual, o profissional encaminha os exames para a produção dos alinhadores invisíveis.  A tecnologia digital oferece controle para a movimentação ortodôntica e projeções.

As impressões da boca do paciente também são realizadas de maneira digital através de escaneamento das arcadas, eliminando as moldagens convencionais. “Essa ferramenta colabora na definição de um diagnóstico mais preciso, nos planejamentos virtuais, com visualização dos objetivos, impressão 3D, simulação do resultado, aumento da previsibilidade e acompanhamento da progressão do tratamento”, destacou.

Vale ressaltar que, apesar de ser uma importante aliada da Ortodontia, a tecnologia não dispensa o conhecimento técnico e científico do profissional, que segue imprescindível para o sucesso na finalização do caso, inclusive na correta utilização das novas ferramentas digitais.

Fonte: Santa Portal