Início Baixada Santista Em um mês, o Samu Animal de São Vicente já atendeu mais...

Em um mês, o Samu Animal de São Vicente já atendeu mais de 800 ocorrência.

Foto: Divulgação/PMSV

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu Animal, de São Vicente, completou um ano em janeiro de 2021 e continua prestando um importante serviço de resgate para animais de rua, salvando muitas vidas.

De acordo com o chefe de departamento de Controle de Zoonoses de São Vicente (Dezoon), Maurício Ricardo Varela Leifert, foram realizados, no período de janeiro a fevereiro deste ano, 155 resgates e 684 atendimentos. Desde sua inauguração, o serviço já realizou mais de mil resgates.

Maurício, que também é chefe do Samu Animal, explica que as ocorrências mais frequentes são de animais atropelados ou que tenham sido envenenados.

O Samu Animal funciona 24 horas e todos os animais resgatados são encaminhados ao departamento para avaliação clínica, tratamento e castração e chipagem. “Depois de todo esse processo, os animais ficam disponíveis para adoção. Quando não são doados, eles são soltos novamente na comunidade onde foram encontrados. Isso é feito em cumprimento ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), entre a Promotoria, Prefeitura e Ministério Público”, explica Maurício.

Como funciona
Quem se deparar com um bichinho que não tenha dono e que precise de atendimento emergencial, deve solicitar o resgate por meio do WhatsApp (13) 99166-5555. A pessoa que acionar o serviço deverá permanecer no local até a chegada da ambulância e enviar vídeo com imagens do animal para uma triagem, realizada por um veterinário. Vale ressaltar que o munícipe que solicitar o Samu Animal deverá assinar um termo, afirmando que o animal é de rua, também chamado de animal comunitário.

Fonte: Santa Portal