Início Notícias Ciclo menstrual pode interferir na alimentação

Ciclo menstrual pode interferir na alimentação

Foto: ilustrativa

“Ser mulher é viver em uma eterna montanha-russa”. É o que afirma Marianne Fazzi, nutricionista formada há mais de dez anos, sendo 9 dedicados ao seu próprio consultório desde 2012. Ela é fundadora da ‘Clínica Trivitta’ e da ‘Amor em Nutrir’, escola de empreendedorismo para nutricionistas com mais de 8 mil alunos em todo o mundo.

De acordo com a profissional, durante o mês, o corpo feminino passa por intensas variações hormonais, e tão importante quanto exaltar o lugar da mulher na sociedade e levantar bandeiras pelos direitos e conquistas, também é preciso falar sobre o cuidado, principalmente da saúde. Ela destaca que, nesse campo, a nutrição é uma grande aliada para cada mulher conhecer mais sobre o seu corpo e usar cada fase do ciclo menstrual a seu favor.

“O ciclo menstrual é dividido em fases e dentro dele acontecem 2 eventos importantes: ovulação e menstruação, caso não haja fecundação. Com a variação hormonal, nosso organismo vive vários momentos. No começo do ciclo, durante o período menstrual, a disposição é menor. Nessa fase o cansaço e o desânimo estão muito presentes. O corpo pede comidas quentinhas e alimentos que tenham ferro”.

Na segunda fase, entre os dias 7 e 15 do ciclo, Marianne afirma que a disposição vai voltando, chegando ao seu pico. Com a energia em alta, essa seria a melhor hora para ganhar músculo. Além disso, ela também destaca que é comum as mulheres se sentirem mais bonitas e terem mais vontade de se arrumar nesse período.

“Nos últimos dias, de 16 a 28, vem a tão temida TPM, com oscilação de humor, aumento de apetite, desejos por doce e fritura e a queda na disposição. Conhecer como o corpo funciona e todas as suas particularidades é essencial para qualidade de vida. E no Mês da Mulher nosso intuito é falar sobre saúde da mulher e ajudá-las a se enxergar e se cuidar de dentro para fora”, conclui.

Fonte: Diário do Litoral