O Projeto Feira da Cidadania distribuiu no último mês 1.667,90 kg alimentos para as pessoas em situação de vulnerabilidade social de Guarujá. A iniciativa garante semanalmente uma alimentação diversificada, com frutas, legumes e verduras para mais de 110 famílias cadastradas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
É o exemplo da diarista Luzia Vital da Silva, 39 anos, moradora do bairro da Santa Clara, que é uma das beneficiadas. “A doação vem em boa hora. No momento, não estou trabalhando e as verduras e frutas complementam a alimentação dos meus filhos”, afirmou.
A ação é organizada pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas), por meio da diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Segan). As equipes da Segan arrecadam semanalmente junto aos feirantes, supermercados e comércios de horti-frutis alimentos fora dos padrões de comercialização, mas ainda dentro das condições sanitárias de consumo humano.
São recolhidos em torno de 700 a 900 kg de alimentos, entre frutas, legumes e verduras. Os alimentos são higienizados, separados de acordo com o valor nutricional e acondicionados para que sejam encaminhados às famílias cadastradas.
ADVERTISING
As entregas acontecem todas as semanas para as famílias cadastradas nos CRAS Morrinhos, Santa Rosa, Vicente de Carvalho e Enseada, além da Pastoral da Criança (Santo Antônio). Cada família recebe cerca de 9 kg de alimentos.
Fonte: Diário do Litoral