Início Baixada Santista Governador Doria anuncia novas restrições

Governador Doria anuncia novas restrições

Foto: ilustrativa

O anúncio do governador de São Paulo, João Doria, no qual ele restringirá o comércio de todo o Estado de São Paulo até o ponto máximo começou a ser transmitido pelas redes sociais do Governo a partir das 12h45 desta quinta-feira (11). A expectativa inicial era de que o político já tivesse anunciado a instauração da inédita ‘Fase Roxa’ do Plano SP já na última quarta-feira (10), mas os integrantes da equipe do peessedebista preferiram adiar a coletiva de imprensa para um dia antes do início do fim de semana.

Os primeiros indícios de que o Governo do Estado de São Paulo viria a anunciar uma grande mudança nas medidas restritivas estipuladas ainda no primeiro trimestre de 2020 ocorreu na última terça-feira (9) quando informações obtidas pela Rádio Globo/CBN afirmaram que as autoridades sanitárias, em conjunto com profissionais que atuam diretamente com Doria, pediram a criação de uma fase restritiva superior à ‘Fase Vermelha’, que já restringe por completo quase todo o comércio considerado não essencial.

Nesta quinta-feira, em entrevista coletiva concedida à Rádio Bandeirantes, o presidente do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) confirmou que todas as três divisões do Campeonato Paulista serão paralisadas temporariamente devido ao avanço do número de casos e mortes de Covid-19. De acordo com Antonio Assunção de Olim, mais conhecido como Delegado Olim, a informação foi repassada a ele pelo secretário de Desenvolvimento Regional do Estado, Marco Vinholi.

Horas depois desta entrevista, o próprio governador João Doria afirmou, em vídeo postado nas suas redes sociais, que viria a tomar uma atitude impopular durante esta quinta-feira, mas disse que se via na obrigação de fazê-lo ou a saúde em todo o Estado de São Paulo poderia entrar em colapso em questão de dias devido à gravidade da nova cepa do coronavírus, que se demonstra muito mais perigosa e com taxas muito mais altas de infecção.

ADVERTISING

Batizada de ‘Fase Roxa’, a nova medida deve afetar, até mesmo, os horários de comércios essenciais, como supermercados e farmácias. A decisão ocorre após um aumento da pressão por leitos em UTI e o número crescente de óbitos. O Centro de Contingência analisa restringir o horário de funcionamento de supermercados, açougues e padarias. Todos estabelecimentos comerciais deste tipo são serviços essenciais que, atualmente, podem receber clientes livremente, por até 24 horas, desde que sigam os protocolos de segurança.

Até o momento, mais de 63 mil pessoas já morreram em todo o Estado de São Paulo devido à patologia e o Brasil registrou, em 24 horas, mais de 2 mil mortes pela doença, um recorde. Atualmente, mais de 80% dos leitos de UTIs dos hospitais já estão ocupados.

Fonte: Diário do Litoral