Início Baixada Santista Mesmo com todas as restrições da fase emergencial, mais de 79 mil...

Mesmo com todas as restrições da fase emergencial, mais de 79 mil veículos já desceram a serra neste final de semana

Foto: ilustrativa

Algumas cidades da Baixada Santista anteciparam o fechamento das praias – previsto na Fase Emergencial do Plano São Paulo – para este sábado (13). Mesmo assim, entre 0h de sexta-feira (12) e 11h deste sábado (13), 79,6 mil veículos passaram pelas rodovias do Sistema Anchieta-Imigrantees (SAI) em direção ao litoral, conforme a Ecovias.

As novas medidas restritivas passam a valer em todo o Estado a partir de segunda-feira (15). Por conta disso, a Operação Descida foi cancelada nos próximos dois finais de semana. A medida valerá para os dias 19, 20, 21, 26, 27 e 28 de março e a intenção é inibir a presença de turistas na Baixada Santista justamente no período mais crítico da pandemia no Brasil e no Estado de São Paulo.

Santos, que teve o pior índice de isolamento social da Região no último boletim da Simi, instalou telas de isolamento e gradis para impedir o acesso à faixa de areia. O calçadão, no entanto, segue aberto. A Guarda Civil Municipal fará rondas para coibir o desrespeito à medida.

São Vicente também antecipou o fechamento das praias. De acordo com a Prefeitura, a fiscalização será realizada em uma ação conjunta entre a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal (GCM), Agentes de Trânsito, Vigilância Sanitária e a Defesa Civil. O decreto sobre a proibição já está valendo e foi publicado no Diário Oficial deste sábado (13).

As praias de Bertioga estão com acesso restrito deade às 0h deste sábado (13). A medida proíbe acesso, circulação e qualquer tipo de atividade individual ou coletiva na faixa de areia, jardins, mar e calçadão. Não será permitido, ainda, o uso da Praça de Esportes Radicais, na Praia da Enseada, incluindo pista de skate e quadra de basquete. Fica proibido também o uso de academias ao ar livre e playgrounds públicos. O funcionamento do comércio ambulante de qualquer gênero não está autorizado. Além disso, permanece proibido o estacionamento na Avenida Vicente de Carvalho e orlas de praias na região central, Rio da Praia, Vista Linda e Indaiá. Estarão proibidos também o acesso e qualquer tipo de atividade individual ou coletiva em rios, cachoeiras e trilhas turísticas. Não haverá barreiras físicas impedindo o acesso, porém a fiscalização nas praias será intensificada para garantir o cumprimento das restrições da fase emergencial.

ADVERTISING

Apesar dos números, de acordo com a concessionária que administra o SAI, a quantidade de veículos que desceram em direção ao litoral é 12,8% menor que a esperada para os finais de semana de sol nesta época do ano.

fonte: Diário do Litoral