Início Baixada Santista COVID-19: Morre aos 75 anos Toninho Madrugada da X-9

COVID-19: Morre aos 75 anos Toninho Madrugada da X-9

Foto: ilustrativa

Antônio Lombardi Júnior, o Toninho Madrugada, histórico nome ligado à escola de samba X-9, morreu neste domingo (28), em Santos. Toninho, que tinha 75 anos, faleceu em decorrência de complicações da covid-19.

Com décadas de serviços prestados para a Pioneira, Toninho Madrugada é um dos responsáveis pelo crescimento do carnaval santista. Nos anos 1980, ele foi presidente da União das Escolas de Samba da Baixada Santista (UEBA), antes mesmo da criação da Liga das Escolas de Samba de Santos.

Na gestão de Toninho, o carnaval de Santos cresceu e passou por um processo de melhor organização. “O Toninho é um dos baluartes do carnaval de Santos, ele sempre lutou pelas escolas de samba. Foi um grande defensor do carnaval, principalmente quando presidiu a UEBA. Com ele, tivemos um momento de impacto, com o crescimento do carnaval de Santos nos anos 1980, na gestão do ex-prefeito Oswaldo Justo”, relembrou o atual presidente da Liga das Escolas de Samba de Santos, Benedito Fernandes, o Ditinho, em entrevista ao #Santaportal.

Na X-9, Toninho Madrugada ocupou diversos cargos na diretoria da agremiação. Além disso, ele foi o compositor de sambas de alguns desfiles da Pioneira.

“O Toninho Madrugada foi muito importante para a história do carnaval santista. Com certeza, ele deixa o seu legado no mundo do samba e na X-9”, completou Ditinho.

A X-9, sua escola de coração, também se manifestou sobre a morte de Toninho. “Com pesar informamos o passamento do querido Toninho Madrugada. Nos faltam palavras para expressar tamanha dor. Nossos sinceros sentimentos aos amigos e familiares. Família Xisnoveana de luto”, escreveu a escola, em suas redes sociais.

O enterro de Toninho Madrugada será realizado na segunda-feira (29), às 10h, no Memorial Necrópole Ecumênica.

Fonte: Santa Portal