Início Baixada Santista A partir de segunda-feira pet shops, óticas e feiras livres voltam a...

A partir de segunda-feira pet shops, óticas e feiras livres voltam a funcionar em São Vicente

Foto: ilustrativa

 A Prefeitura de São Vicente anunciou que o decreto nº 5504A, que entra em vigor a partir de segunda-feira (5), voltará com as regras de restrições da fase emergencial, que são um pouco mais flexíveis que as regras do lockdown. Em live nas redes sociais, Kayo Amado (Pode) disse que o foco da prefeitura está em evitar aglomerações. 

Desta segunda-feira, até o dia 11, domingo, as feiras livres voltam a funcionar, desde que haja aferição de temperatura dos consumidores e feirantes, uso obrigatório de máscara, delimitação de entrada e saída da feira, controle do fluxo de pessoas, entre outras regras.

Atividades estritamente essenciais, como farmácia, posto de combustível, borracharia, clínica veterinária, transportadora, serviço de transporte individual, funerárias, hotéis e pensões para hospedagem corporativa poderão funcionar sem restrição de horário, mas cumprindo todos os protocolos de segurança. 

Atividades consideradas essenciais voltam a funcionar das 6h às 20h com atendimento presencial, delivery e drive thru (supermercado, quitanda, peixaria, padaria, oficina mecânica, petshop, ótica, comércio de gás, água, hortifrutis, comércio atacadista, entre outro) também observando todos os cuidados para evitar aglomeração e contaminação.

Clínicas médicas, odontológicas, de fisioterapia e de atividade física individual atenderão somente com hora marcada em livro de controle, com limite de 30% de sua capacidade de funcionamento.

Já as atividades não essenciais como bares, restaurantes, quiosques, somente atenderão em sistema de delivery e drive-thru sob agendamento. As praias continuarão interditadas e as escolas públicas e privadas seguem sem aulas presenciais. 

Live

O prefeito Kayo Amado disse, em transmissão ao vivo nas redes sociais realizada neste sábado (3), que precisa da colaboração da população. “Tem gente que ainda nega que o vírus está aí e está matando as pessoas. Por isso, eu peço: só saia de casa se for estritamente necessário. Quando for às compras, vá sozinho e, em hipótese alguma, aglomere. O uso de máscara, a higienização das mãos e o distanciamento social são as únicas armas que temos enquanto não estivermos todos vacinados”, alertou.

O prefeito também disse reconhecer os problemas enfrentados pelos comerciantes, mas afirma ter dialogado com a categoria, feirantes e sindicatos, e buscou novos caminhos para flexibilizar as regras a favor deles a partir da próxima semana.

Embora ciente do impacto que essas medidas representaram para o comércio, a prefeitura explicou que este remédio amargo foi necessário para reduzir a velocidade da transmissão do coronavírus na região, pois a ocupação de leitos para o tratamento de pacientes com Covid-19  já beira o colapso. 

Fonte: Santa Portal