Início Baixada Santista Prefeitos frustrados na baixada santista com a permanência da fase de transição

Prefeitos frustrados na baixada santista com a permanência da fase de transição

Foto: ilustrativa

O Governo do Estado frustrou a expectativa dos prefeitos da Baixada Santista e não anunciou a mudança da região da Fase de Transição para a Fase Laranja do Plano São Paulo. As cidades esperavam que o anúncio fosse feito durante a entrevista coletiva do governo estadual, na tarde desta sexta-feira (23), no Palácio dos Bandeirantes.

Como tem mantido a taxa de ocupação de UTI covid abaixo dos 75% nos últimos dias, a Baixada Santista estava credenciada a progredir de etapa no programa estadual de flexibilização.

“O que estamos fazendo, como o governador João Doria trouxe com transparência desde o começo, é acompanhar diariamente a evolução de cada região com as secretarias regionais de Saúde e os prefeitos. Hoje temos quatro regiões com menos de 80%: Baixada Santista, Grande São Paulo, Piracicaba e Campinas. Com esses indicadores estariam na Fase Laranja, mas precisamos dar cada passo com calma”, disse a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen.

A secretária acrescentou ainda que as regras das fases Laranja e Amarela estão sendo revisadas pelo Centro de Contingência, a Secretaria de Saúde e as demais pastas do governo estadual. “Estamos trabalhando em três frentes, agora estamos revisando o funcionamento das fases Laranja e Amarela. Temos que viver uma etapa de cada vez. É sempre bom lembrar que as vezes é melhor dar um passo menor para não ter que retroceder depois”, completou Patrícia.

Com a manutenção na Fase de Transição, as regras estabelecidas pelos municípios seguem, por enquanto, mantidas. A Baixada Santista, inclusive, antecipou em uma semana a reabertura do setor de serviços (bares, restaurantes, lanchonetes e quiosques), o que só vai ocorrer a partir deste sábado (24) nas demais regiões do Estado.

A nova classificação do Plano São Paulo está marcada para a próxima sexta (30).

Fonte: Santa Portal