Início Guarujá Redução significativa nas internações por covid-19 em Guarujá

Redução significativa nas internações por covid-19 em Guarujá

Foto: ilustrativa

O número de internações por covid-19 em leitos públicos do Guarujá apresenta redução de 58%. Também teve queda no número de pacientes em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em 52%.

Os resultados vieram depois das medidas restritivas adotadas desde a segunda quinzena de março, quando a ocupação de leitos públicos de enfermaria e UTI estava chegando quase a sua capacidade máxima de 100% e o número de internações crescia a cada dia, deixando o Município cada vez mais próximo de um colapso, mesmo após uma rápida ampliação na oferta de assistência no mesmo período.

De 23 de março para cá, a cidade foi rápida na criação de 20 leitos no Hospital Santo Amaro (HSA), 10 de enfermaria e outros 10 de UTI, e implantado um Hospital de Campanha em Vicente de Carvalho, com capacidade para até 50 leitos de baixa e média complexidade.

Havendo assim, uma mudança atendimento e internações na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Matheus Santamaria, a UPA da Rodoviária. No local foram contingenciados leitos de outras patologias para que a unidade se tornasse referência para assistência a pacientes com sintomas compatíveis com a covid-19.

Com a redução no número de pessoas nas ruas, o vírus também tende a circular menos. Se há menor carga viral disponível, também é pequeno o percentual de pessoas contaminadas e que precisam de um leito para se recuperar da doença.

As próximas quedas significativas a serem observadas devem se dar nos números de casos e óbitos. Isso porque o tempo entre a contaminação, incubação do vírus, manifestação dos sintomas e a evolução a óbito, quando é o caso, é de cerca de 30 dias. 

Fonte: Diário do Litoral