Início Baixada Santista Coletores da limpeza urbana da Baixada Santista ameaçam paralisar os serviços

Coletores da limpeza urbana da Baixada Santista ameaçam paralisar os serviços

Foto: Foto: Nair Bueno/DL

O Presidente regional do Sindicato dos Trabalhadores em empresas de prestação de Serviços de Asseio, Conservação e Limpeza Urbana de São Paulo (Siemaco), relatou que em nove cidades do litoral paulista, coletores da limpeza urbana, pretende parar as atividades, se caso as prefeituras não incluirem a categoria em prioridade na imunização.

Indignados pelo descaso da má gestão da secretaria da saúde, os trabalhadores dizem usar equipamentos de proteção individual (EPI), porém a vacina seria a maior garantia de segurança no momento de pandemia.

A categoria foi incluída no Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19, mas, por enquanto, apenas os coletores de lixo séptico do município de Santos foram contemplados, através da Portaria SMS 011/2021, publicada no Diário Oficial de 12 de maio último, regulamentando a vacinação a partir do dia seguinte.

A empresa Terracom possui 2.200 funcionário, porém apenas 90 foram imunizado com a primeira dose e 31 vacinados com as duas doses. Lembrando que a empresa atende oito das noves cidades da baixada santista.

O Prefeito de Santos, Rogério santos (PSDB), por ocupar a presidência do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), informou que os municípios da Baixada Santista seguem o Plano Estadual de Imunização contra Covid-19 que determina os públicos prioritários a serem vacinados.

Fonte: Diário do Litoral