Início Notícias Baleia de 7 metros é encontrada em estado de decomposição no litoral...

Baleia de 7 metros é encontrada em estado de decomposição no litoral de SP

Foto: Divulgação

Na tarde desta terça-feira (18), foi encontrada morta, em estado de decomposição uma baleia jubarte de 7 metros, em Praia Grande, litoral de São Paulo.

O Instituto Biopesca e a prefeitura da cidade foram acionados por moradores que passavam pelo local, para atender a ocorrência.

O animal foi encontrado após encalhar na praia da Aviação. O Corpo de Bombeiros acionou o órgão e equipes da Guarda Civil Municipal (GCM). Técnicos realizaram as primeiras análises para investigar a causa da morte.

A necropsia foi conduzida pelas veterinárias do Instituto que, com auxílio da equipe, colheram amostras para análises complementares. As amostras serão encaminhadas para laboratórios parceiros e do próprio Instituto para análises mais detalhadas.

Segundo o Biopesca, este animal é uma fêmea jovem, com 7,23 metros de comprimento total e peso estimado de aproximadamente 5,5 toneladas. Esta é a primeira baleia que encalha na região em 2021.

O médico veterinário e coordenador geral do Instituto, Rodrigo Valle, explica que nesta época as baleias jubarte vindas das áreas de alimentação, nas regiões polares como a Antártida, passam pela região a caminho de uma de suas áreas de reprodução, no litoral do nordeste do Brasil. Ele ressalta que alguns animais acabam morrendo por diferentes causas, podendo encalhar nas praias.

A Guarda Costeira de Praia Grande atendeu a ocorrência, segundo informado pela prefeitura. Após os procedimentos efetuados pelo Biopesca, a Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) utilizou duas retroescavadeiras nos trabalhos para a retirada do animal do local.

Instituto

O Instituto Biopesca é uma das instituições executoras do PMP-BS, uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Para resgate ou recolhimento de animais, o instituto pode ser acionado pelos telefones 0800-6423341 (horário comercial) ou (13) 99601-2570 (WhatsApp e chamada a cobrar).

Fonte: G1 Santos