Início Notícias Ação de conscientização no Combate ao Abuso Sexual Infantil em São Vicente

Ação de conscientização no Combate ao Abuso Sexual Infantil em São Vicente

Foto: ilustrativa

Nesta terça-feira (18), o Conselho Tutelar de São Vicente, em conjunto com as organizações sociedade civil, realizaram o Drive-in do Direito em Ação.

Contando com a presença da presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS-SV), Thaynã Carneiro, e outras autoridades, como o secretário de Assistência Social (seas), Leandro Valença e do legislativo, Pastor Benevan, Jeferson Cezarolli, Dercinho Negão do caminhão e Thiago peretto, abordando e orientando, motoristas e pedestres, na conscientização do Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de crianças e adolescentes.

Foto: Divulgação

Destacado a importância de um trabalho em conjunto entre sociedade civil e poder público em um tema pouco falado e que necessita de um olhar consciente para causa, denunciando.

A cidade já conta com Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), que são unidades públicas que atende pessoas em situação de risco social ou que tiveram seus direitos violados. Todos os dias, crianças e adolescentes são expostos a diversas formas de violência, em vários tipos de ambiente, até mesmo no âmbito familiar.

A família, a sociedade e o poder público precisam se envolver na discussão e nas atividades propostas em relação à prevenção ao abuso e exploração sexual, para alertando principalmente, que as vítimas, em grande maioria, não têm a percepção do que é o abuso sexual.

Denúncia- Em caso de suspeita, através do Canal Disque 100, a ligação é gratuita, o sigilo garantido, funcionando todos os dias, 24 hora, inclusive sábado, domingo e feriados. Ajudando assim para que o índices desse tipo de violência caiam cada vez mais.

As pessoas podem denunciar também pelos telefones do Conselho Tutelare da Área Insular (13) 99788-7230 e Área Continental (13) 99788-6150.

Maio Laranja: Devido ao projeto de lei 9970/00, no ano de 2000, que o dia 18 de maio foi dedicado como o Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescente, em homenagem a Araceli Crespo, de 8 anos de idade, que foi drogada, estuprada e morta em 1973, em Vitória (ES), tendo os três acusados de matar a menina, absolvidos do crime e permaneceram impunes.

Fonte: Prefeitura Municipal de São Vicente