Início Notícias Pelotão Ambiental de São Vicente impede venda ilegal de aves da fauna...

Pelotão Ambiental de São Vicente impede venda ilegal de aves da fauna brasileira

Foto: ilustrativa

A equipe do Pelotão Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM), em patrulhamento avistou neste sábado (29), a comercialização de animais silvestre, em um veículo, na Feira do Rolo, localizada no bairro Jardim Irmã Dolores, em São Vicente. O proprietário do automóvel, fugiu levando o flagrante.

Perseguido e detido pelo Pelotão Ambiental, os guardas encontraram com o indivíduo, uma gaiola com cinco pássaros da espécie coleirinho (Sporophila Caerulescens), um tico-tico ( Zonotichia Capensis), um pássaro-preto ou graúna (Gnorimopsar Chopi) e caixas furadas para o transporte dos animais.

O crime foi registrado no 1 distrito Policial de São Vicente, como Crime Ambiental, conforme a lei 9.605/98, Art. 29, Inc, 1-III, que prevê sanções penais e administrativas à venda ou transporte de animais silvestres.

A Polícia militar ambiental solicitou um auto de infração e uma multa de 21 mil reais por abuso e maus tratos. Os pássaros tico-tico e graúna foram encaminhados à fundação Zoológico do Tietê, em São Paulo e as outras aves soltas em área de mata na Serra do Mar.

Em caso de denúncia ou resgate, as pessoas podem ligar para a GCM, nos telefones 153 ou (13) 3467-7434.

Fonte: Prefeitura Municipal de São Vicente