Início Baixada Santista Motociclista que caiu no mar durante travessia de balsas será indenizado

Motociclista que caiu no mar durante travessia de balsas será indenizado

Foto: ilustrativa

O motociclista que caiu no mar ao tentar acessar uma das balsas que fazia a travessia entre Guarujá e Santos, na baixada santista, deverá ser indenizado em R$ 12 mil pelo Departamento Hidroviário. A decisão veio pelo Tribuna de Justiça de São Paulo (TJ-SP). O caso ocorreu em dezembro de 2017. Porém, o DH ainda pode recorrer da decisão.

Na época, informaram que a rampa de acesso, que liga o atracadouro à balsa, não foi recolhida e a cancela, que libera a passagem das motos, não foi fechada quando a balsa partiu do atracadouro em Guarujá.

O motociclista foi resgatado com uma boia, mas não conseguiram alcançar a moto. Após o acidente, ele entrou com uma ação pedindo indenização por danos morais contra o Departamento Hidroviário (DH), que administra a travessia de balsas. No processo, a empresa argumentou que a culpa pelo acidente era exclusiva do motociclista e que não havia indícios de irregularidade praticada pelo DH.

O juiz Leonardo Grecco, da 3ª Vara da Fazenda Pública de Santos, concluiu que o acidente se deu em razão direta das ações tomadas pelo mestre de navegação, no momento da desatracação da embarcação, apontando também o administrativo.

No dia do acidente, o mestre de navegação interrompeu o embarque de motociclistas devido à passagem de um navio pelo canal. Depois, ele reabriu o embarque mas, antes que outro navio pudesse vir a interromper a operação novamente, o profissional decidiu desatracar a balsa e realizar a travessia antes do previsto.

O magistrado condenou o DH a indenizar o motociclista em R$ 12 mil. O DH ainda pode recorrer da decisão. 

Fonte: G1 Santos