Nesta segunda-feira (13), o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) divulgados, que 72% da população de Santos, na baixada santista, é habilitada. O índice é maior que o da capital paulista, que tem 50% dos moradores com Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Dentre os 433 mil habitantes de Santos, são 315.820 motoristas habilitados, ou seja, cerca de 72% da população. Já na capital paulista, dos 12,4 milhões de habitantes, são 6,2 milhões de CNHs registradas, representando 50% da população.
O presidente do departamento, Neto Mascellani, explicou que o uso de transportes coletivos na capital paulista faz com que as pessoas utilizem menos os veículos particulares.
Já o arquiteto e professor de Planejamento Urbano da PUC-Campinas, Thiago Amim, aponta o fato de muitas pessoas viajarem de um município para o outro diariamente para trabalhar, o que reflete na busca pela habilitação.
“No interior temos a verticalização dos municípios e a dispersão dos habitantes em áreas maiores e mais distantes, o que dificulta uma caminhada a pé ou a utilização de um transporte público, que leva muito mais tempo do que uma viagem de carro ou moto”, comentou ele, em nota enviada pelo Detran-SP.
Fonte: G1 Santos