Início Notícias Ibama: Realiza operação para rastrear produtos perigosos no Porto de Santos

Ibama: Realiza operação para rastrear produtos perigosos no Porto de Santos

Foto: Divulgação/Ibama

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realiza, a replicação da Operação Relíqua, que faz mapeamento de áreas onde há a manipulação de produtos perigosos nos Polos Industriais, e que podem ocasionar riscos ao ambiente e à saúde das pessoas.

A 2ª edição da operação ocorre após a Coordenação-Geral de Emergências Ambientais (Cgema) entender que é pertinente replicá-la em outros terminais portuários licenciados pelo Ibama. A ação foi deflagrada pela primeira vez na região em 2020. Durante o ano passado, a operação demonstrou que a abordagem interinstitucional foi importante para agregar diferentes olhares para a identificação de riscos e oportunidades de melhorias nas operações portuárias e no retroporto.

A operação tem como objetivo intensificar as ações para gerenciamento de resíduos perigosos nos terminais portuários e impedir a tentativa de burla de Controle de Movimentos Transfronteiriços. A unidade técnica do Ibama em Santos coordenará toda a operação, e agentes de fiscalização de outros estados e São Paulo fazem parte das equipes atuantes. A operação terminará em 8 de outubro.

Os alvos dessa operação são os terminais e armazéns que operam com produtos perigosos, importadores de mercadorias cuja a importação não foi concluída e consequentemente ficam abandonadas. A Polícia Militar Rodoviária já lavrou 36 autos em caminhões que não estavam adequados para o transporte de produtos perigosos.

Fonte: G1 Santos