Início Notícias Começa a valer a decisão que limita o Pix

Começa a valer a decisão que limita o Pix

Foto: ilustrativa

A medida aprovada pelo Banco Central (BC) em setembro, como objetivo de coibir as fraudes, sequestros e roubos noturnos. A partir de segunda-feira (4), as transferências e pagamentos via Pix, feitos por pessoas físicas entre as 20h e as 6h terão limites de R$ 1 mil.

As restrições valem tanto para transações por Pix, sistema de pagamento instantâneo, quanto para outros meio de pagamentos, como Transferência Intrabancárias, via Transferência Eletrônica Disponível (TED) e Documento de Ordem de Crédito (DOC), pagamentos de boletos e compras com cartões de débito.

O cliente poderá alterar os limites das transações por meio dos canais de atendimento eletrônico das instituições financeiras. Efetivando de 24 horas a 48 horas após o pedido.

As instituições financeiras podem oferecer aos seu clientes, definições de limites distintos de movimentação no Pix durante o dia e a noite. Permitindo também, o cadastramento prévio de contas que poderão receber Pix acima dos limites estabelecidos, mantendo os limites baixos para as demais transações.

O BC estabeleceu medidas adicionais de segurança, que entrarão em vigor em 16 de novembro. Uma delas é o bloqueio de recebimento de transferência via Pix a pessoas físicas por até 72 horas, caso haja suspeita de fraude.

Fonte: A Tribuna