Início Notícias A importância do selo Inmetro de conformidade de brinquedos

A importância do selo Inmetro de conformidade de brinquedos

Foto: ilustrativa

O diretor substituto de Avaliação da Conformidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), alertou sobre a importância de atenção na hora da compra de presentes, principalmente brinquedos, para o Dia das Crianças. A principal recomendação é verificar, no ato da compra, a presença do Selo de Conformidade do Inmetro. Significando que o produto passou por um processo de avaliação e demonstrou cumprir com os requisitos de segurança.

Todos os brinquedos comercializados no Brasil, nacionais ou importados, têm que ter o selo do instituto. As compras devem ser feitas preferencialmente em estabelecimentos legalmente constituídos, evitando camelôs e feiras, locais em que, geralmente, são vendidos produtos que não atendem aos requisitos de segurança e, muitas vezes, são piratas. Também é importante observar à questão da restrição da faixa etária, que tem a ver com segurança. Já a indicação de faixa etária está relacionada ao aspecto cognitivo: os brinquedos são classificados por faixa etária. Produtos comprados pela internet. “A regra é a mesma”.

No caso de selo falsificados, a orientação é denunciar o fato ao site do Inmetro e aos institutos de Pesos e Medidas dos estados, para que se possa fazer a atuação correta de vigilância de mercado e retirar esses produtos que causam risco.

As crianças são muito criativas e sempre encontram um jeito novo de usar os brinquedos. Para evitar riscos, os pais sempre verifiquem se elas estão usando o brinquedo corretamente.

Fonte: Costa Norte