Início Notícias Mulher com tumor gigante e fortes dores espera por cirugia

Mulher com tumor gigante e fortes dores espera por cirugia

Foto: Arquivo Pessoal

Elza Mar Fidalgo de Jesus, de 38 anos, moradora de São Vicente, na baixada santista, começou a sentir fortes dores abdominais em junho deste ano, e foi diagnosticada com um tumor teratoma. A doença evoluiu rapidamente, e a barriga cresceu ao ponto de ela ser constantemente confundida com gestante, ela luta para conseguir uma cirurgia de remoção do tumor, ainda sem sucesso.

Ela e o esposo relataram a saga para tentar conseguir o procedimento. Em junho, começaram as dores e logo buscaram atendimento médico. Mesmo antes de conseguir o diagnóstico, o abdômen dela começou a crescer muito, tornando comum a confundirem com uma grávida.

Com a confirmação do tumor teratoma, que surgiu de um cisto no ovário, o atendimento nos hospitais públicos mudou para pior, segundo ela.

Por consequência do tumor, ela também está com água na barriga e falta de cálcio. Por isso, os ossos e veias dela estão mais fracos. Recentemente, ao levantar da cama, ela trincou a costela, o que aumentou ainda mais suas dores. Para aliviar o sofrimento, a paciente precisa receber medicação na veia, porque o casal não tem condições para comprar remédios. 

Uma cirurgia foi marcada para 14 de agosto. O procedimento aconteceria no Hospital Municipal de São Vicente. Dois dias antes, entretanto, chegou a informação de que não havia vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e o procedimento foi cancelado.

O tumor teratoma, sob o ponto de vista histológico, é benigno, mas clinicamente é algo maligno, porque interfere nos órgãos internos da paciente. “O tumor desenvolvido a partir de células embriológicas. Portanto, cria tecidos que seriam utilizados na formação de um embrião. Por isso, é comum crescer cabelo, olhos e dentes nesse tipo de tumor”, explica o especialista.

A Secretaria de Saúde (Sesau), informou que a cirurgia foi cancelada porque o profissional que realizaria o procedimento precisou ser afastado por Covid-19. Na sequência, o médico entrou com pedido de licença paternidade.

A Sesau ainda pontuou que o procedimento se trata de uma cirurgia eletiva, portanto, não é um procedimento de emergência. Em breve, a pasta entrará em contato para comunicar a nova data do procedimento.

Fonte: G1 Santos