Início Notícias O que é febre maculosa? Doença matou um policial militar

O que é febre maculosa? Doença matou um policial militar

Foto: ilustrativa

A morte de um policial por febre maculosa, doença transmitida pelo carrapato-estrela, comuns em capivaras e cavalos, foi confirmada nesta terça-feira (26). Um segundo PM que teve a morte informada apresentou os mesmos sintomas e também pode ter sido acometido pela doença. O caso ainda está em investigação. Os dois agentes participavam de um curso de operação de polícia de choque em uma área de mata.  

Os sintomas da doença?

A febre maculosa é uma doença causada pela bactéria Rickettsia rickettsii. De acordo com o ministério da Saúde, entre os sintomas causados pela doença estão: febre, dor no corpo, dor de cabeça, dor nas articulações, vômito e manchas no corpo.

O tratamento é realizado com medicamentos antibióticos. O ministério da Saúde recomenda que os remédios devem ser utilizados por sete dias enquanto durarem os sintomas.

Caso o tratamento adequado não seja realizado, o paciente pode apresentar estágio de torpor e confusão mental, chegando ao coma profundo. Além disso, a febre maculosa pode provocar convulsões. Nesta forma, a letalidade pode chegar a 80% dos casos.

Fonte: A Cidade On