Início Notícias Drive-thru coleta 100 Kg de resíduos eletrônicos em São Vicente

Drive-thru coleta 100 Kg de resíduos eletrônicos em São Vicente

Foto: ilustrativa

A ação realizada por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Animal (Semam) teve o objetivo de conscientizar a população sobre o descarte correto do lixo eletrônico na Cidade.

Foram coletados 100 quilos de resíduos eletrônicos em São Vicente, na Baixada Santista, no sábado (27), nas áreas Continental e Insular.

Segundo um relatório da Universidade das Nações Unidas, o Brasil descartou, apenas em 2019, mais de 2 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos, sendo que menos de 3% disso foram reciclados.

O secretário adjunto de Meio Ambiente, Mário Bueno, afirma que eventos como esse representam o esforço de São Vicente para solucionar o problema do descarte incorreto. “Estamos lutando para que os municípios sejam ouvidos e participem ativamente nos acordos setoriais de logística reversa no Brasil. A Semam vem agindo de forma contundente na gestão de resíduos sólidos e contamos com a colaboração da população.”

Reciclagem, o lixo eletrônico, REEE ou e-lixo, é um dos desafios da gestão de resíduos em todo o planeta, já que o número de dispositivos desse tipo cresce a cada ano. Além de sobrecarregar os aterros sanitários, os componentes químicos são prejudiciais ao meio ambiente, caso descartados e manuseados de forma incorreta, com potencial de contaminação do solo e de cursos d’água. 

Fonte: Prefeitura Municipal de São Vicente