Início Notícias Praia Grande estuda forma de regulamentar eventos com charretes

Praia Grande estuda forma de regulamentar eventos com charretes

Foto: Reprodução

A Prefeitura de Praia Grande, na Baixada santista, iniciou um estudo para regulamentar eventos envolvendo charretes em vias públicas da cidade. Após, um evento que reuniu dezenas de charretes.

No início de dezembro, mais de mil pessoas disputaram uma corrida com charretes ou circularam com cavalos nas vias da cidade. Segundo a prefeitura, uma operação realizada no município coibiu a ação do grupo, que colocou em risco a vida de pedestres e explorou os cavalos.

Uma reunião entre as Secretarias de Planejamento, Urbanismo, Trânsito, Meio Ambiente, Segurança Pública e Procuradoria Geral foi o ponto de partida para a criação de uma legislação municipal que discipline esse tipo de evento.

Abordando também uma carta do Conselho Municipal de Segurança da região Sul pedindo providências para evitar que a população seja incomodada sobre esse tipo de evento sem regras. Entre as reivindicações, a carta pede que haja fiscalização contra:

  • maus-tratos a animais;
  • depredação e mau uso dos jardins da orla, ciclovias e calçadões;
  • som alto de caixas de som na orla, faixa arenosa, praças e ruas;
  • veículos estacionados nas calçadas.

Os representantes das secretarias informaram que o evento não tinha autorização para acontecer e esse tipo de abuso já é proibido na cidade.

A ideia do grupo é estudar a legislação da cidade, tanto as leis de Bem-Estar Animal, quanto as regras de ocupação e uso do solo e perturbação do sossego, além de ouvir charreteiros e organizadores desses eventos. Buscando experiências de outras cidades e regiões e avaliar as possibilidades.

Fonte: G1 santos